O livro-jogo e o desenvolvimento da formação humana integral de estudantes da EJA EPT (PROEJA)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a relação entre os conhecimentos de mundo e os conhecimentos escolares de estudantes da EJA EPT (PROEJA), bem como as implicações dessa relação na formação humana integral desses/as estudantes. Situada na Linha de Pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e no Macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, o estudo se configurou como de natureza qualitativa, do tipo participante, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevista. Os/as participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro período, ou módulo, do curso Técnico em Cozinha, modalidade EJA EPT, ofertado no IFAL, campus Marechal Deodoro. Do ponto de vista teórico, o estudo baseou-se em teorias do currículo, currículo integrado e formação humana integral. A partir da análise dos dados obtidos com as entrevistas e com os questionários, identificou-se que há conhecimentos que ainda não são do domínio desses sujeitos e que tais conhecimentos não são contemplados no currículo escolar, apesar da natureza do trabalho pedagógico inerente à EJA EPT. A pesquisa culminou na elaboração de um Produto Educacional (PE), configurado como um Livro-jogo, o qual possibilitará aos/às estudantes da EJA o contato com esses conhecimentos, que ficaram à deriva em seus processos de formação, podendo contribuir para o desenvolvimento da formação humana integral desses sujeitos.

Descrição

Palavras-chave

Livro-Jogo, EJA EPT (PROEJA), Formação Humana Integral, Produto Educacional, Trabalho Pedagógico.

Citação