O livro-jogo e o desenvolvimento da formação humana integral de estudantes da EJA EPT (PROEJA)
Carregando...
Data
2024
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e
Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), esta pesquisa teve
como objetivo refletir sobre a relação entre os conhecimentos de mundo e os
conhecimentos escolares de estudantes da EJA EPT (PROEJA), bem como as
implicações dessa relação na formação humana integral desses/as estudantes.
Situada na Linha de Pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e
Tecnológica” e no Macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não
formais de ensino na EPT”, o estudo se configurou como de natureza qualitativa, do
tipo participante, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionário e
entrevista. Os/as participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro período, ou
módulo, do curso Técnico em Cozinha, modalidade EJA EPT, ofertado no IFAL,
campus Marechal Deodoro. Do ponto de vista teórico, o estudo baseou-se em teorias
do currículo, currículo integrado e formação humana integral. A partir da análise dos
dados obtidos com as entrevistas e com os questionários, identificou-se que há
conhecimentos que ainda não são do domínio desses sujeitos e que tais
conhecimentos não são contemplados no currículo escolar, apesar da natureza do
trabalho pedagógico inerente à EJA EPT. A pesquisa culminou na elaboração de um
Produto Educacional (PE), configurado como um Livro-jogo, o qual possibilitará aos/às
estudantes da EJA o contato com esses conhecimentos, que ficaram à deriva em seus
processos de formação, podendo contribuir para o desenvolvimento da formação
humana integral desses sujeitos.
Descrição
Palavras-chave
Livro-Jogo, EJA EPT (PROEJA), Formação Humana Integral, Produto Educacional, Trabalho Pedagógico.