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https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/348
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação inclusiva e o ensino de ciências: relato de uma experiência |
metadata.dc.creator: | Silva, Lucivan Santos da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brasileiro, Regina Maria de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Coelho, Sheyla Ferreira Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bastos, Alexandre Fleming Vasques |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender o papel dos professores de ciências quanto ao contexto da educação inclusiva e a utilização de abordagens metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo, correlacionando com as vivências realizadas no estágio supervisionado. Trata- se de uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo, que se utiliza da pesquisa bibliográfica e do relato e análise da experiência do estágio supervisionado. O estudo está dividido em seções, que discutem a educação inclusiva, relacionando-a com o ensino de ciências; e aborda o ensino de ciências para a pessoa surda. Conclui-se que a vivência no estágio supervisionado foi gratificante e enriquecedora para a formação do futuro professor; entretanto, quanto à educação inclusiva observa-se que para o efetivo processo de ensino-aprendizagem ocorrer não basta apenas a presença do intérprete de libras na sala de aula, mas, faz-se necessário a utilização de recursos pedagógicos que permitam a integração e interação dos alunos surdos. |
Abstract: | This course completion work aims to understand the role of science teachers in the context of inclusive education and the use of methodological approaches for the teaching-learning process of the deaf student, correlating with the experiences carried out in the supervised internship. This is a descriptive qualitative research, which uses bibliographical research and the report and analysis of the supervised internship experience. The study is divided into sections, which discuss inclusive education, relating it to science teaching; and addresses science teaching for the deaf person. It is concluded that the experience in the supervised internship was gratifying and enriching for the formation of the future teacher; however, regarding inclusive education, it is observed that for the effective teaching-learning process to occur, it is not enough just to have a sign language interpreter in the classroom, but it is necessary to use pedagogical resources that allow integration and interaction of deaf students. |
Keywords: | Ciências Surdez Inclusão Aprendizado Science Deafness Inclusion Learning |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Maceió |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/348 |
Issue Date: | 14-Jun-2023 |
Appears in Collections: | TCC Ciências Biológicas |
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