Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização TCC Docência na Educação Profissional
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/322
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avaliação processual para efetividade do ensino remoto emergencial na educação de jovens e adultos com base nos indicadores construídos pelo IFAL
metadata.dc.creator: Santos, Geraldo Luiz Valle dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Diogo dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jailson Costa da
metadata.dc.contributor.referee2: Lucena, Rodrigo de Melo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetiva propor indicadores avaliativos do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Integrado da Educação de Jovens e Adultos no curso de Hospedagem do Campus Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), modalidade implantada devido à pandemia do Covid-19. As discussões trouxeram as diretrizes institucionais do Ifal sobre o ERE com enfoque no Curso Integrado da Educação de Jovens e Adultos. Além disso, tratou-se de fornecer subsídios para pensar em novos indicadores de avaliação do ERE. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo. Foram feitas pesquisas bibliográficas e estudos sobre as experiências vivenciadas no decorrer desse período pandêmico no Campus de Marechal Deodoro. Todavia, este trabalho não ilustra o uso da pesquisa com a comunidade educacional, pois o resultado é elaborado a partir de situações baseadas na experiência. O resultado do estudo aponta diversas dimensões e indicadores com a finalidade de favorecer os atores da educação nas decisões a serem tomadas no processo de melhoria do ERE e a qualidade do ensino- aprendizagem.
Abstract: The present work aims at the proportions of indicators evaluated for Emergency Remote Teaching in the Integrated Teaching of Youth and Adult Education in the Accommodation course on the Marechal Deodoro campus of the Federal Institute of Alagoas (Ifal), a modality implemented due to the Covid-19 pandemic. As mandatory, Ifal's institutional rules on the ERE with a focus on the Integrated Course on Youth and Adult Education. In addition, it was a matter of providing subsidies for thinking about new indicators for evaluating the ERE. The work methodology is qualitative. Bibliographic research and studies were carried out on the experiences lived during this pandemic period on the Campus of Marechal Deodoro. However, this work does not illustrate the use of research with the educational community, as the result is drawn from experience-based experience. The result of the study has assorted dimensions and indicators with a degree of favoring education actors in the decisions to be addressed in the process of improving the ERE and the quality of teaching-learning
Keywords: Ensino Remoto Emergencial - Avaliação
Educação de Jovens e Adultos
Indicadores Avaliativos
Hospedagem - EJA - ERE
Diretrizes Institucionais
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
metadata.dc.publisher.department: Diretoria de Educação a Distância
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Docência na Educação Profissional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/322
Issue Date: 25-Nov-2021
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