Avaliação processual para efetividade do ensino remoto emergencial na educação de jovens e adultos com base nos indicadores construídos pelo IFAL
Carregando...
Arquivos
Data
2021-11-25
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/5316292387419022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
O presente trabalho objetiva propor indicadores avaliativos do Ensino Remoto
Emergencial no Ensino Integrado da Educação de Jovens e Adultos no curso de
Hospedagem do Campus Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal),
modalidade implantada devido à pandemia do Covid-19. As discussões trouxeram as
diretrizes institucionais do Ifal sobre o ERE com enfoque no Curso Integrado da Educação
de Jovens e Adultos. Além disso, tratou-se de fornecer subsídios para pensar em novos
indicadores de avaliação do ERE. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo.
Foram feitas pesquisas bibliográficas e estudos sobre as experiências vivenciadas no
decorrer desse período pandêmico no Campus de Marechal Deodoro. Todavia, este
trabalho não ilustra o uso da pesquisa com a comunidade educacional, pois o resultado é
elaborado a partir de situações baseadas na experiência. O resultado do estudo aponta
diversas dimensões e indicadores com a finalidade de favorecer os atores da educação nas
decisões a serem tomadas no processo de melhoria do ERE e a qualidade do ensino-
aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Ensino Remoto Emergencial - Avaliação, Educação de Jovens e Adultos, Indicadores Avaliativos, Hospedagem - EJA - ERE, Diretrizes Institucionais