Atividades de aventura na natureza : possibilidades pedagógicas interdisciplinares no ensino médio integrado
Carregando...
Arquivos
Data
2023-08-25
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/3712230975588985
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Torna-se um desafio romper a separação das ciências em disciplinas cada vez mais isoladas,
que não dialogam entre si. Cada uma desenvolvendo seus conteúdos de modo independente e
exclusivo, implicando em práticas educativas tradicionais, com finalidades pedagógicas, quase
sempre, descontextualizadas. No âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), acredita-se não
ser diferente. Posto isto, faz-se necessário que possíveis temáticas e conteúdos sejam abordados
de forma a considerar a interdisciplinaridade, com ênfase nos aspectos específicos de cada área
do saber, buscando a integração e o diálogo entre si. As Atividades de Aventura na Natureza
podem se configurar como novas temáticas e estratégias de ensino-aprendizagem com normas,
valores e atitudes que vão além das práticas competitivas e dos conteúdos das aulas de educação
física. Sendo capaz de uma abordagem interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento.
Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo verificar a possibilidade de intervenção
pedagógica interdisciplinar, tematizando algumas práticas de aventura no ensino médio
integrado, por meio de uma pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu de forma cíclica,
dinâmica e espiralada. O público-alvo da pesquisa foram docentes e discentes do curso Técnico
Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, em um dos campi do Instituto Federal de
Alagoas/IFAL. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes
consideraram as Atividades de Aventura na Natureza uma temática possível de ser dialogada
com suas respectivas áreas de conhecimento, conseguem compreender a interdisciplinaridade
e sua importância na aprendizagem do estudante. Contudo, destacam diversos desafios para a
realização de trabalhos interdisciplinares. A investigação indica a necessidade de uma proposta
de intervenção pedagógica com viés interdisciplinar. Para colaborar neste sentido, foi
organizada uma ação de ensino com suporte interdisciplinar através da temática: Atividades de
Aventura na Natureza. A ação se consolidou em uma trilha ecológica da região, com os
discentes e docentes de dois dos componentes curriculares do curso em estudo. Em
consequência, surgiu o produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e
interdisciplinar. O PE demonstra uma perspectiva de diálogo entre as diferentes áreas do saber,
distribuídas nos núcleos formativos (básico, integrador e profissional), da matriz curricular
unificada para o curso técnico integrado em agropecuária do IFAL, como também para os
demais cursos da instituição em foco e quem mais possa ter interesse pelo tema.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Interdisciplinaridade, Ensino Médio Integrado