Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização Linguística, Letras e Artes
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTcham, Kelly Jane da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-23T14:38:04Z-
dc.date.available2023-09-05-
dc.date.available2023-10-23T14:38:04Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/317-
dc.description.abstract20 ABSTRACT The present research focus on the activities developed in the University extension project “Senta que lá vem a história”, from the Federal Institute of Alagoas, constitutes as an incentive to the reading, seen as basic for child's training process and as an excellent educational device for literature integration, because it has been noted as capeble of showing a pleasant literary universe. The present study is aimed at analysing the significance of etiological story in the process to promote reading and textual production for children aged between six tô twelve years old. The case study methodological approach was chosen which involves examining the theme, identifying the factors that contribute to the learning process of children in the project. We seek, in the light of the literary text studies, to analyze the importance of etiological story on encouraging reading and textual production, through the story genre, for children which are member of the project. For this purpose we choose to utilizing the reflections of authors that deals with the importance of literary reading by means of tales genre, namely: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcushi (2002), among others. On completion of the study it was observed how much the use of etiological story can be effective in order to support children to raise interest and pleasure for reading and also stimulate textual production.pt_BR
dc.description.sponsorshipInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFALpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectProduçao Textualpt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.titleConto Etiológico : um gênero distinto que estima a imaginação, a leitura e escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8553200607019044pt_BR
dc.contributor.advisor1Brasileiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4146119273576569pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Elisabete Duarte de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781886522973384pt_BR
dc.contributor.referee2Agra, Christiane Batinga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0715128190591513pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textualpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Maceiópt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.creator2.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915879472651881pt_BR
dc.creator2Martiliano, Maria Célia de Oliveira-
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC kelly Tcham e Maria Celia tcc.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.