Teses e Dissertações Teses e Dissertações defendidas no IFAL Ciências Humanas Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/298
Tipo: Dissertação
Título: Robôcactus: uma proposta para a prática de lógica de programação por meio da Robótica Educacional e da plataforma Arduino na Educação Profissional e Tecnológica.
Autor(es): Ramos, Bruno Amorim
Primeiro Orientador: Moraes, Eduardo Cardoso
Primeiro membro da banca: Melo, Beatriz Medeiros de
Segundo membro da banca: Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação do produto educacional Robôcactus como ferramenta para a práxis na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ilustrando a realidade do produto educacional antes da pandemia de COVID-19, em caráter presencial por meio de uma oficina e, também, durante a pandemia com a utilização dos recursos virtuais na modalidade de Educação à Distância (EAD). Para tanto, inferiu-se como necessário o uso dos aparatos teórico-metodológicos da robótica educacional e da plataforma Arduino. O referido trabalho recorreu à metodologia da pesquisa-ação participante e às metodologias ativas de Sala de Aula Invertida (SAI) e da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ante as dificuldades e a desmotivação dos discentes no componente de lógica de programação, fora desenvolvida uma metodologia que visa mitigar a dicotomia entre a teoria e a prática, possibilitando vislumbrar a contribuir na formação do pensamento crítico e do conhecimento técnico do discente, fatores estes importantes para o desenvolvimento humano e profissional no século XXI. O levantamento de dados contou com a aplicação de questionários semiestruturados. Por fim, a análise de conteúdo revelou a experiência positiva da utilização da robótica como agente motivador tecnológico no âmbito escolar, bem como o desenvolvimento de conceitos amplos sobre robótica, programação de computadores e Arduino.
Abstract: The present research aims to present the results of the application of the educational product Robocactus as a tool for praxis in Professional and Technological Education (EFA), illustrating the reality of the educational product before the pandemic of COVID-19, in a face-to-face setting through a workshop, and also during the pandemic with the use of virtual resources in Distance Education (DL). For this, the use of the theoretical and methodological apparatus of educational robotics and the Arduino platform was deemed necessary. This work used the methodology of participant-action research and the active methodologies of Inverted Classroom (SAI) and Project Based Learning (ABP). Given the difficulties and lack of motivation of students in the programming logic component, a methodology was developed that aims to mitigate the dichotomy between theory and practice, allowing a glimpse to contribute to the formation of critical thinking and technical knowledge of the student, which are important factors for human and professional development in the 21st century. The data survey relied on the application of semi-structured questionnaires. Finally, content analysis revealed the positive experience of using robotics as a technological motivator in the school environment, as well as the development of broad concepts about robotics, computer programming, and Arduino.
Palavras-chave: Educação
Metodologias Ativas
Construcionismo
Plataforma Arduino
Covid 19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Benedito Bentes
Nome do programa: ::Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica/ProfEPT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/298
Data do documento: 16-Abr-2021
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Amorim.pdf16,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Bruno Amorin Barros.pdf134,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.