Aprendizagem de física por deficientes auditivos: uma revisão sistemática de quatro produções científicas
Carregando...
Data
2022-06-28
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/4299123377031498
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Esta pesquisa busca analisar as possíveis causas e dificuldades inerentes no processo de ensino-aprendizagem de Física para os alunos com deficiência auditiva. Tem como base de estudo quatro monografias oriundas de instituições de ensino superior da região nordeste brasileiro. Primeiramente tem-se uma breve explicação sobre as principais metodologias utilizadas na educação do aluno surdo, posteriormente é explanado sobre papel dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos, além de suas competências tanto no âmbito linguístico quanto no âmbito do ensino de Física. A presente pesquisa utiliza como base metodológica a revisão sistemática de cunho qualitativo, que é baseada em uma busca literária e em seguida uma sintetização dos pontos a serem analisados com intuito de responder a uma problemática (Quais as principais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem em Física para alunos com deficiência auditiva?). Com esta metodologia podemos apurar que o ensino de Física está ocorrendo de maneira desarticulada com as necessidades dos alunos, principalmente com os alunos deficientes auditivos. É notado também que os suportes fornecidos pelas instituições de ensino, como o intérprete e os livros didáticos, não são suficientes para promover o avanço acadêmico dos educandos surdos. Uma das respostas encontrada para a problemática é o desconhecimento das linguagens: Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa, e Linguagem Científica.
Descrição
Palavras-chave
Surdez, Ensino-Aprendizagem, Ensino de Física, Deafness, Teaching-Learning, Teaching Physics