Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
URI Permanente desta comunidade
Inclui trabalhos de conclusão de cursos de especialização e graduação produzidos no IFAL e fora dele
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Assunto "Ações Ambientais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Comitê da bacia da região hidrográfica do rio Piauí: o processo de educação ambiental e envolvimento da comunidade(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Araujo, Maria Elza Messias Soares de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Santos, Gilson Oliveira dos; http://lattes.cnpq.br/9220817099269462; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567O presente artigo apresenta uma discussão sobre os impactos das ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Rio Piauí Alagoas, e seu envolvimento na comunidade local. O trabalho foi elaborado a partir de levantamento bibliográfico em livros, artigos científicos, dissertações e teses, como também pela análise documental em Atas de reuniões do Comitê e relatórios obtidos em visitas de campo em escolas, secretarias e instituições, a fim de identificar quais foram as ações em educação ambiental e como ocorreram. A partir destes procedimentos, buscou-se refletir sobre o processo da educação ambiental e o envolvimento da comunidade com o objetivo de contribuir para uma discussão teórico-metodológica das ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Comitê, incorporando o plano da esfera pública como palco das ações da educação ambiental. A percepção obtida é que o Comitê do rio Piauí trata as ações de educação ambiental a partir da problematização do relacionamento da comunidade local com os recursos hídricos. Mas, apesar de ter realizado parceria com algumas instituições, tem dificuldades de realizar suas ações de educação ambiental em decorrência da falta de apoio dos gestores municipais e instituições componentes na bacia, o que interfere na proteção dos recursos hídricos e afasta a comunidade dos espaços de discussão e decisão.