Teses e Dissertações
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Item ALOCAÇÃO ADEQUADA DO QUADRO GERAL DE BAIXA TENSÃO ATRAVÉS DA BUSCA PELO CAMINHO MAIS CURTO(2018) Abreu, Jacksiel José de; Cavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira; Cavalcante, Carlos Arthur Mattos Teixeira; Sant’Anna, Ângelo Márcio Oliveira; Claudino, Elder de SouzaA alocação do quadro geral de distribuição de energia elétrica de baixa tensão em estabelecimentos é determinada por parâmetros técnicos, normativos e econômicos. Uma alocação adequada do quadro geral de baixa tensão reduz a metragem da fiação dos circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica projetados para as instalações e, consequentemente, reduz os custos de implantação bem como os custos de operação (consumo) decorrentes das perdas de energia (efeito Joule) a eles associados. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um modelo de otimização para a determinação do local ótimo de instalação do quadro geral de baixa tensão em casas, apartamentos residenciais, estabelecimentos comerciais e instalações industriais de pequeno porte. Na solução desse problema, adotou-se um modelo de otimização de redes para determinar o caminho mais curto para o trajeto percorrido pela fiação, que conduz à minimização dos custos. Para verificar a validade da solução proposta foi realizado um estudo de caso, onde, com o uso de parâmetros reais, a definição de uma técnica de otimização de rede implementada no Solver do Excel, indicou o ponto considerado ótimo para a alocação do quadro geral de baixa tensão. Em seguida, fez-se uma comparação dos resultados obtidos através da localização do quadro geral no centro de cargas, método tradicionalmente utilizado. Dessa comparação constatou-se a eficiência do método sugerido garantindo uma tomada de decisão confiável e econômica.Item Atividades de aventura na natureza : possibilidades pedagógicas interdisciplinares no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-25) Monteiro, Vanessa Cavalcante Tavares; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Gomes, Jarbas Maurício; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Pereira, Dimitri Wuo; http://lattes.cnpq.br/8929474503522796Torna-se um desafio romper a separação das ciências em disciplinas cada vez mais isoladas, que não dialogam entre si. Cada uma desenvolvendo seus conteúdos de modo independente e exclusivo, implicando em práticas educativas tradicionais, com finalidades pedagógicas, quase sempre, descontextualizadas. No âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), acredita-se não ser diferente. Posto isto, faz-se necessário que possíveis temáticas e conteúdos sejam abordados de forma a considerar a interdisciplinaridade, com ênfase nos aspectos específicos de cada área do saber, buscando a integração e o diálogo entre si. As Atividades de Aventura na Natureza podem se configurar como novas temáticas e estratégias de ensino-aprendizagem com normas, valores e atitudes que vão além das práticas competitivas e dos conteúdos das aulas de educação física. Sendo capaz de uma abordagem interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo verificar a possibilidade de intervenção pedagógica interdisciplinar, tematizando algumas práticas de aventura no ensino médio integrado, por meio de uma pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu de forma cíclica, dinâmica e espiralada. O público-alvo da pesquisa foram docentes e discentes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, em um dos campi do Instituto Federal de Alagoas/IFAL. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes consideraram as Atividades de Aventura na Natureza uma temática possível de ser dialogada com suas respectivas áreas de conhecimento, conseguem compreender a interdisciplinaridade e sua importância na aprendizagem do estudante. Contudo, destacam diversos desafios para a realização de trabalhos interdisciplinares. A investigação indica a necessidade de uma proposta de intervenção pedagógica com viés interdisciplinar. Para colaborar neste sentido, foi organizada uma ação de ensino com suporte interdisciplinar através da temática: Atividades de Aventura na Natureza. A ação se consolidou em uma trilha ecológica da região, com os discentes e docentes de dois dos componentes curriculares do curso em estudo. Em consequência, surgiu o produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e interdisciplinar. O PE demonstra uma perspectiva de diálogo entre as diferentes áreas do saber, distribuídas nos núcleos formativos (básico, integrador e profissional), da matriz curricular unificada para o curso técnico integrado em agropecuária do IFAL, como também para os demais cursos da instituição em foco e quem mais possa ter interesse pelo tema.Item Conceitos da EPT em quadrinhos: uma proposta de popularização do conhecimento científico(2024-09-30) Machado, Itajaci Meiri Marques; Silva Júnior, José Espínola da; http://lattes.cnpq.br/2240211724270086; Silva Júnior, José Espínola da; Santos, Elza Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2729412597740900; Santos, Marilene; http://lattes.cnpq.br/6890789604708020A presente pesquisa teve como objetivo contribuir para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, através da ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, a investigação se propôs a responder à seguinte questão de pesquisa: como a ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a EPT pode contribuir significativamente para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas do Ifal, Campus Maceió? Este estudo ancorou-se em uma base teórica, fundamentada nos pressupostos de autores como Kuenzer (1992), Saviani (1994; 2007), Gramsci (1977), Ramos (2008), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2010), Manacorda (2010), Pacheco (2011; 2012), entre outros, cujas contribuições foram essenciais para a compreensão e análise dos dados coletados. A pesquisa adotou uma abordagem quantiqualitativa, utilizando como principais instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários direcionada aos discentes da turma do 1º ano, cujas respostas foram posteriormente analisadas e discutidas à luz do referencial teórico estabelecido. Os resultados da pesquisa destacaram a importância dos estudantes conhecerem os fundamentos conceituais de seu curso. No entanto, em relação à relevância do trabalho, o estudo revelou que essa dimensão ainda está predominantemente focada no aspecto histórico, em detrimentoto do aspecto ontológico. A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvido um produto educacional voltado para as bases conceituais do Ensino Médio Integrado à EPT, através da sistematização de cinco encontros mediados por um roteiro. Esse produto educacional visa proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda, especialmente, da dimensão do trabalho como princípio educativo. Dessa forma, este trabalho oferece contribuições teóricas para o campo da EPT, além de apresentar uma aplicação prática desses conceitos por meio do desenvolvimento do mencionado produto educacional, uma revista de História em Quadrinhos (HQs).Item Desenvolvimento de uma peneira de baixo custo para descascar sururu(2023) Silva, Allisson Luiz Nascimento da; Silva, Juliane Cabral; Souza, Mayara Andrade; Carvalho, Ciro Ramon Felix dos Santos; Omena, Rômulo Afonso Luna Vianna deA cadeia produtiva do sururu é caracterizada pelo sofrimento humano, desde à pesca ao seu envasamento. Ela pode ser dividida em etapas: pesca ou catação, lavagens, despinicagem, cozimento, descascamento ou desconchamento, envasamento e comercialização. A etapa para descascá-lo ou desconchá-lo, ocorre através do peneiramento. Ela é realizada majoritariamente por mulheres e crianças, as quais são submetidas a grandes esforços físicos, por se tratar de uma operação totalmente manual. Elas são expostas às péssimas condições ergonômicas e recebem a menor remuneração em toda a cadeia produtiva. Nesse contexto, enxerga-se a mecanização e a automação, como uma solução viável para reduzir o sofrimento humano e evolução dos processos e produtos. O objetivo deste trabalho, foi expor de forma organizada, as produções técnicas e intelectuais, durante o Programa de Pós-graduação Análise de Sistemas Ambientais, do Centro Universitário CESMAC, para desenvolver um protótipo construído com materiais reciclados ou reaproveitados, capaz de descascar o sururu e reduzir as dores das marisqueiras. Este protótipo para o peneiramento do sururu, deve elevar a qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos nessa cadeia produtiva. A redução dos esforços físicos provenientes de seu uso, também, deverá minorar o surgimento e a incidência de lesões musculares e lesões. Para sua construção, foi iniciada uma pesquisa experimental, que abrangeu revisão de literatura, pesquisa de anterioridade patentária e uso de ferramentas e softwares para projeção, modelagem e fabricação. O protótipo é composto por um cesto perfurado e rotativo, através do qual os moluscos caem e as cascas ficam retidas em seu interior. Quanto ao seu funcionamento, ao ser acionado, um motor elétrico do protótipo produz o movimento rotacional do cesto perfurado e os sururus que atravessam os furos, caem sobre uma bandeja depositada na base do equipamento. Após a finalização da operação, os sururus devem ser coletados e as conchas devem ser descartadas ou reaproveitadas adequadamente. A pesquisa foi realizada no Laboratório Compartilhado de Inovação e Tecnologia (Colab), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, com suporte de projetos fomentados por editais de inovação tecnológica, além de parcerias com instituições, organizações não governamentais e cooperativas. Ela inicia a transição para o processo fabril e deverá ser ampliada para gerar novos produtos, com objetivo de atender às demais atividades da cadeia produtiva do sururu. Atualmente, uma pesquisa sobre os impactos ergonômicos na etapa de peneiramento, está sendo desenvolvida, através desta, será possível avaliar os benefícios do uso do protótipo. E uma pesquisa para realização de testes com a finalidade de estabelecer os parâmetros ótimos operacionais, deverá ser realizada.Item Estudantes do Ensino Superior: variáveis pessoais e contextuais relacionadas ao insucesso acadêmico e evasão escolar(2022) Faria, Ana Amália Gomes de Barros Torres; Almeida, Leandro da Silva; Lima, Licínio Carlos Viana da Silva; Almeida, Leandro da Silva; Silva, José Maria de Castro; Monteiro, Sílvia Correia; Couñago, Maria Adelina GuisandeAo longo das últimas décadas, aumentou a investigação em torno da adaptação e sucesso acadêmico no ensino superior. Um maior número e diversidade de estudantes ingressa neste nIvel de ensino, justificando maiores preocupações com o seu desempenho acadêmico e consequente conclusão das formações. A coleta de dados ocorreu longitudinalmente no Instituto Federal de Alagoas- Ifal (Campus Maceió) e contemplou três estudos com amostras distintas, entre 317 a 420 estudantes oriundos dos diversos cursos, distribuídos entre licenciaturas ou bacharelados. Num primeiro momento, ainda antes da pandemia fizemos a aplicação dos questionários de forma presencial. Posteriormente, com a pandemia de Covid- 19 e a passagem das atividades para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), toda a pesquisa foi feita a partir de contatos e aplicação de questionários online. O estudo considerou as seguintes etapas: a primeira aconteceu no momento da matrícula, entre a 1ª e a 3ª semana após o ingresso, onde os estudantes eram convidados a participar do estudo e a fornecer informações referentes às características sociodemográficas; seu percurso acadêmico anterior; bem como as expectativas e dificuldades antecipadas relativas ao curso escolhido. A segunda etapa aconteceu entre a 6ª e a 8ª semana de aulas desde o início do curso. Nesta fase foram recolhidas informações relacionadas às vivências acadêmicas destes estudantes; e inseridas perguntas sobre o impacto socioemocional da pandemia de Covid-19. Na terceira etapa, já ao final do ano letivo, foi avaliado como se deu o processo de adaptação dos estudantes em seus cursos e sua intenção de abandono do curso. A tese compila quatro artigos, incluindo uma introdução, um capítulo de referencial teórico e percurso metodológico e uma conclusão. Os artigos que integraram a tese foram: 1- “Adaptação Acadêmica de Estudantes do 1º Ano: Promovendo o Sucesso e a Permanência na Universidade”; 2- “Expectativas e Dificuldades acadêmicas em ingressantes no Ensino Superior: Análise em função do gênero e sistema de cotas”; 3- “Efeitos da Aprendizagem Remota em estudantes do Ensino Superior”; 4- “Dificuldades na adaptação acadêmica dos estudantes de Ensino Superior em tempos de pandemia”. Os resultados apontam para a complexidade da convergência de variáveis pessoais e contextuais no processo de sucesso acadêmico e evasão escolar. Destacam-se nesse processo, a necessidade de políticas públicas buscando a diminuição gradativa nos índices de retenção e evasão escolares, bem como o delineamento de estratégias institucionais de apoio ao desenvolvimento de carreira destes estudantes, principalmente através de atividades de integração e de serviços de apoio especializados.Item Percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional: um estudo exploratório sobre experiências dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas(2021) Andrade, Carla Cristina Real Vieira de; Palhares, José Augusto; Silva, Manuel António Ferreira da; Palhares, José Augusto Branco; LOUREIRO, ARMANDO PAULO FERREIRAA presente dissertação tem como objetivo analisar os percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional de sete alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) evidenciando suas experiências no exterior, a fim de constatar a aquisição de um capital simbólico, o capital cultural/conhecimento. O processo de internacionalização está cada vez mais evidente na educação superior. Nos Institutos Federais, embora muito se tenha avançado, é uma lacuna que carece de trabalhos para fortalecer e ampliar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação que vão além das fronteiras geográficas e linguísticas, por meio de diferentes formas de se internacionalizar. Diante do contexto da globalização, torna-se necessário entender os desafios que permeiam este processo por meio de políticas públicas que possibilitem as iniciativas de relacionamento com instituições estrangeiras, ampliando a visibilidade e competitividade no âmbito da educação profissional, tecnológica, pública e de qualidade. Assim, ao analisar a trajetória desses alunos, pretende-se entender o desejo de se querer estudar fora do país, os desafios enfrentados antes, durante e depois da viagem. Além disso, perceber os ganhos pessoais, profissionais e acadêmicos que esses alunos trazem ao retornar ao país. Em se tratando de uma mobilidade acadêmica internacional deliberada pela instituição de ensino, há de se levar em conta como é o compartilhamento das experiências trazidas pelos estudantes para que os proveitos não sejam somente pessoais, mas, institucionais, favorecendo todos que compõe o Ifal. A metodologia deste trabalho recorre ao método do estudo de caso, com abordagem qualitativa numa pesquisa exploratória realizada por meio da técnica da entrevista com perguntas semiestruturadas. A análise dos dados recolhidos está estruturada em cinco dimensões, a saber: Acolhimento/adaptação cultural, Ensino, Pontos negativos da mobilidade, Pontos positivos da mobilidade e Cidadania Global. Essas dimensões, alcançadas por meio das respostas dos entrevistados, possibilitaram responder aos objetivos desta dissertação, identificando os motivos pelos quais os alunos querem fazer mobilidade acadêmica internacional, mesmo com várias dificuldades enfrentadas, tendo em vista a troca de experiências e conhecimentos acerca da globalização do mercado de trabalho, bem como a ampliação da capacidade de compreender a diversidade culturalItem Permanência e êxito no ensino médio integrado: um estudo de caso no Instituto Federal de Alagoas(2021) Costa, Ana Maria Leal; Palhares, José Augusto Branco; Silva, Manuel Aniónio Ferreira da; Palhares, José Augusto Branco; Nova, Maria Jose Manso Casa; Loureiro, Armando Paulo FerreiraA permanência e o êxito no ensino médio dos jovens têm caracterizado fonte de estudos de diversos autores. No mesmo sentido, políticas públicas são adotadas na tentativa de diminuir a evasão e o abandono, frequentes no percurso acadêmico. O presente trabalho objetiva conhecer e relacionar os fatores relevantes para a permanência e êxito dos alunos nos cursos do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, através da caracterização sociológica dos percursos sociais e educativos. Seguindo a metodologia qualitativa e método analítico de estudo de caso, procuramos investigar quais fatores proporcionam a permanência e o sucesso escolar e o que há em comum entre os estudantes dos últimos anos que favorece atingir o êxito acadêmico. Indagar que relações existem entre os fatores investigados e o êxito nos estudos, assim como conhecer o que leva estudantes com o nível socioeconômico baixo a serem resilientes frente às adversidades na vivência do ambiente estudantil foram as vertentes da presente pesquisa. Cabe ressaltar que a pandemia causada pela covid-19 acarretou limitações no percurso da aplicação da pesquisa, sendo necessário fazer algumas adequações devido às condições sanitárias implantadas mundialmente. No intuito de compreender o fenômeno estudado, lives foram realizadas, falas de pessoas foram registradas, dados para embasamento foram pesquisados em documentos gerados pela instituição, conversas preliminares com a equipe pedagógica se efetuaram, reuniões on-line aconteceram. Os resultados revelam indícios na relação entre o capital cultural das famílias e o desempenho acadêmico, e apontam sinais da influência do convívio escolar na permanência dos discentes no IFAL. Entretanto, o produto desta pesquisa também revela a necessidade de modificar estratégias e metodologias referentes ao ensino e estruturação dos cursos, conduzindo a sugestão de direcionar as políticas educativas que favoreçam o aumento da renda das famílias dos alunos, como a expansão da concessão de bolsas de estudo. Tais ações poderão aumentar a possibilidade de efetivar maior número de alunos com vivência exitosa na instituiçãoItem Sistema de computação em borda para controle preditivo de veículos autoguiados em redes sem fio sujeitas à degradação(2023) Omena, Rômulo Afonso Luna Vianna de; Santos, Danilo Freire de Souza; Perkusich, Angelo; Lima, Antonio Marcus Nogueira; Silva, Jaidilson Jó da; Brito, Alisson Vasconcelos de; Pereira, Carlos Eduardo; Valadares, Dalton Cézane GomesOs veículos autoguiados ou AGVs (Automated Guided Vehicles) são elementos essenciais para o transporte de materiais na indústria. No cenário da Indústria 4.0 e da Internet Industrial das Coisas, espera-se que a frota de AGVs esteja conectada e integrada ao sistema de gerenciamento da fábrica, sendo flexível e se adaptando às novas demandas. Os sistemas de controle de AGVs com navegação em rotas fixas podem não atender a esses requisitos. A computação na borda traz os recursos computacionais de nuvem para a borda da rede, portanto, estarão mais próximos dos usuários. Esses recursos podem ser acessados com rede de comunicação sem fio e assim aplicados em demandas industriais. Os AGVs podem se beneficiar disso ao transferir para o servidor de borda as atividades que demandam mais recursos computacionais. Entretanto, a rede sem fio no ambiente industrial está sujeita às degradações no sinal, que podem ser causadas por interferências, reflexões do sinal, efeitos de sombreamento, absorção das ondas eletromagnéticas, entre outros desafios. O AGV, como um robô móvel, pode atravessar áreas em que o sinal esteja degradado, podendo resultar em colisões e acidentes. Resultados de experimentos realizados sugerem que o Controle Preditivo baseado em Modelo (MPC - Model Predictive Control) executado no servidor de borda, aliado a uma estratégia de compensação de atrasos e perdas de pacotes implementada no robô, pode ser utilizado para mitigar essas degradações na rede de comunicação. Na sequência, uma arquitetura que inclui uma dupla camada de MPCs é proposta para o controle de múltiplos AGVs. A primeira camada, executada no servidor de borda, planeja a trajetória dos AGVs de modo global, prevenindo colisões dos AGVs com obstáculos fixos e entre si. No computador embarcado no AGV, o compensador utilizado nos experimentos anteriores dá lugar a outro MPC de rastreamento da trajetória, o qual deve receber do servidor de borda a trajetória do respectivo AGV e rastreá-la. Resultados de experimentos realizados em quatro cenários de validação indicam que, a partir da arquitetura proposta é possível conduzir os AGVs sem colisões, inclusive na ocorrência de atrasos e perdas de pacotes na rede de comunicação. Além disso, as atividades que demandam mais recursos computacionais são executadas no servidor de borda, de forma que o computador embarcado no AGV pode ser mais simples, reduzindo os custos e o consumo de bateria.