Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
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Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Item A batucada do Barro Vermelho e a valorização cultural(2023) Santos, Ana Paula Lima dos; França, Márcio Abreu de; França, Márcio Abreu de; Doria, Bruna Ferrari Machado; Valença, André Luiz SantosEste trabalho tem como finalidade discutir a cultura da batucada do bairro vermelho e a valorização da cultura local, observando as potencialidades da batucada enquanto conteúdo para a prática da educação cultural no município de Penedo, Alagoas. Abordando sobre a educação e seu papel na cultura, toma-se como referência a batucada Milionários do Samba do bairro Santo Antônio, conhecido como Barro Vermelho. A metodologia aplicada passa pela revisão da literatura sobre educação cultural, pesquisa documental sobre o histórico da batucada no Brasil e pesquisa exploratória sobre a batucada Milionários do Samba. Tomando como base teórica a distinção entre processos formativos formais e populares, a pesquisa aponta para as possibilidades de adequação das práticas educativas no município, para que possam abarcar a cultura da batucada, especialmente na educação básica, no intuito de destacar a característica das manifestações culturais locais do Barro Vermelho e seu potencial de fortalecer vínculos identitários. Conclui-se que a visibilidade das práticas culturais locais, via processos educativos formais ou baseados em saberes locais, acentuam também os laços identitários dos moradores e contribuem para a visibilidade de uma identidade cultural diversa ao próprio município de Penedo.Item A disciplina de desenho técnico na formação do técnico em Meio Ambiente do IFAL: uma abordagem sobre a integração curricular(2021) Dória, Bruna Maria Ferrari Machado; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de MeloO curso de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Alagoas, ofertado nos campi Penedo e Marechal Deodoro, possui em sua matriz curricular a disciplina de desenho técnico cujo objetivo é o domínio, identificação, desenvolvimento, leitura e interpretação dos elementos comuns e traçados geométricos necessários à linguagem e à representação gráfica de desenhos técnicos. Com uma ementa única para praticamente todos os cursos integrados do Ifal e desarticulada de outros componentes curriculares, especialmente aqueles da formação profissional, esta disciplina não atende à integração curricular. Seus conteúdos são ensinados isolados e sem relação direta com as outras disciplinas. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa junto aos docentes do curso de meio ambiente com o objetivo de investigar as disciplinas que possuem relação com desenho e avaliar os conteúdos que podem ser adaptados, a fim de integrar os componentes curriculares e otimizar o processo de ensino aprendizagem. Observou se a necessidade de desenvolver um Produto Educacional, no formato de material didático que possibilite realizar as adaptações curriculares necessárias e também auxilie o professor a lecionar o conteúdo apropriado, vinculando-o às áreas técnicas. Este material pretende incorporar práticas pedagógicas que atendam as especificidades do curso, contribuindo para a formação integral dos estudantes.Item A dramatização como indutora da construção de habilidades e competências necessárias ao profissional da hotelaria(2019-04-30) Silva, Gertrudes Magna Sales da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira Brasileiro; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Limeira , Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Oliveira , Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384Este artigo teve como motivação a pesquisa realizada com base na utilização da dramatização como estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem usada no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, a partir de exercícios onde os alunos são estimulados a vivenciar e improvisar situações que envolvem o atendimento direto ao cliente de hotel. Nele são apresentados os resultados obtidos com base nas percepções dos alunos e nas observações realizadas durante as dramatizações, geradoras da pesquisa cujo objetivo foi compreender de que forma a dramatização realizada em sala de aula poderá estimular o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao desempenho da atividade profissional dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do IFAL. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, tendo como método de coleta de dados, os relatos dos alunos que participaram dos exercícios dramáticos e a observação em sala de aula. Os alunos pesquisados relataram que através da dramatização se consegue “vivenciar na prática as experiências antecipadamente”, “melhorar a aprendizagem e fixar os conteúdos”, “facilitar a relação entre alunos e entre alunos e professores”, “superar a timidez”, “estimular a criatividade e improvisação”, “contribuir com o desempenho e inserção dos alunos que estão no mercado profissional”, entre outros benefícios. Portanto, a partir das percepções dos alunos e com base nos estudos teóricos, pode-se concluir, que a dramatização realizada em sala de aula funciona como indutora da construção de habilidades necessárias ao profissional da hotelaria, devendo ser realizada com maior frequência e de forma mais sistematizada.Item Análise das metodologias utilizadas na educação ambiental no ensino da educação básica no estado de Alagoas(2024) Mendonça, Rayane Santos de Almeida; Almeida, Jacqueline Praxedes de; Pinheiro, Pablo; Francisco, Kleyse Galdino; Araújo, Limdemberg Medeiros de; Almeida, Jacqueline Praxedes deA Educação Ambiental (EA) desempenha um papel fundamental na promoção da sensibilização e na formação de cidadãos ambientalmente responsáveis. No Estado de Alagoas, assim como em diversas outras regiões, a EA tem sido objeto de estudo e implementação em escolas públicas e privadas. Este artigo propõe uma análise detalhada da abordagem da EA nessas instituições, com foco na identificação das práticas e estratégias utilizadas para promover a sensibilização ambiental entre os alunos. Utilizando a metodologia do estado da arte, este estudo realizou um mapeamento e análise da produção acadêmica relacionada à EA, visando compreender as abordagens encontradas e as lacunas existentes no ensino ambiental. Neste contexto, foram analisados artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e dissertações publicadas online entre 2013 e 2023, abrangendo a prática da EA do Ensino Fundamental ao Médio. Identificaram-se 87 trabalhos que abordam a temática da EA, incluindo a realização de projetos temporários ou atividades realizadas em curtos períodos de tempo, mas também uma lacuna na continuidade das discussões e na implementação de projetos de longo prazo.Item Arte e sustentabilidade: uma experiência multidisplinar na escola(2024) Santos, Camila Salgueiro dos; Silva, Eurípedes Noberta da; Silva, Eurípedes Noberta da; Andrade, Vanda Duarte de; Francisco, Kleyse GaldinoA educação representa o meio pelo qual os indivíduos alcançam maior humanização, através de valores que contribuem para o desenvolvimento integral da pessoa. e da aquisição de conhecimento. Ela se configura como um meio pelo qual os indivíduos podem alcançar uma maior compreensão de si mesmos e dos outros, promovendo assim a humanização, orientando os indivíduos para uma vida em sociedade. O escopo deste trabalho centrou-se na discussão acerca da relevância do fomento da criatividade no processo educacional. Pois, a importância de cultivar a criatividade nas práticas pedagógicas tem sido um tema de crescente interesse, à medida que se reconhece o papel fundamental que ela desempenha no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. No que tange à metodologia empregada, adotou-se uma abordagem multidisciplinar, incorporando pesquisa e ação junto aos estudantes do Colégio Leonor Gonçalves Peixoto (COOPEPE). Inicialmente, foram empreendidos cuidados específicos com o solo, seguidos pelo plantio de mudas medicinais e hortaliças, culminando em etapas subsequentes de colheita, doação e venda dos produtos cultivados. Os resultados alcançados refletiram em ganhos expressivos no âmbito do conhecimento dos estudantes, progresso ambiental mediante a implementação de práticas sustentáveis, e satisfação notável por parte da gestão e dos docentes no ambiente escolar, cujo foco foi trabalhar de forma sustentável, aproveitando resíduos como garrafas pets, móveis, pneus e outros descartes, que seriam depositados em qualquer espaço inadequado, que os estudantes transformaram em canteiros usando arte e criatividade para transformar esses materiais que seriam “lixos” em objetos utilitários transformados. Nesse contexto, espera-se que a análise empreendida neste estudo possa servir como um guia elucidativo e proporcionar subsídios para o desenvolvimento de investigações mais aprofundadas sobre o tema em futuros trabalhos acadêmicos. A instauração de um canteiro horticultural, como método de implementação da educação ambiental, propicia à comunidade escolar uma compreensão mais aprofundada do ambiente circundante, da importância de uma alimentação saudável e do manejo apropriado do solo. É necessário estimular o desenvolvimento de habilidades artísticas e criativas dos envolvidos, e também, promover a compreensão das questões ambientais, incentivando a adoção de práticas de cuidados com o meio ambiente no dia a dia dos estudantes e suas famílias.Item Avaliação processual para efetividade do ensino remoto emergencial na educação de jovens e adultos com base nos indicadores construídos pelo IFAL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-25) Santos, Geraldo Luiz Valle dos; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Silva, Jailson Costa da; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Lucena, Rodrigo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6095168056343998O presente trabalho objetiva propor indicadores avaliativos do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Integrado da Educação de Jovens e Adultos no curso de Hospedagem do Campus Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), modalidade implantada devido à pandemia do Covid-19. As discussões trouxeram as diretrizes institucionais do Ifal sobre o ERE com enfoque no Curso Integrado da Educação de Jovens e Adultos. Além disso, tratou-se de fornecer subsídios para pensar em novos indicadores de avaliação do ERE. A metodologia do trabalho é de cunho qualitativo. Foram feitas pesquisas bibliográficas e estudos sobre as experiências vivenciadas no decorrer desse período pandêmico no Campus de Marechal Deodoro. Todavia, este trabalho não ilustra o uso da pesquisa com a comunidade educacional, pois o resultado é elaborado a partir de situações baseadas na experiência. O resultado do estudo aponta diversas dimensões e indicadores com a finalidade de favorecer os atores da educação nas decisões a serem tomadas no processo de melhoria do ERE e a qualidade do ensino- aprendizagem.Item Cartilha para construção e uso de horta pedagógica: educação ambiental e cultura alimentar nas escolas(2023) Bispo, Iére Barros; Lima, Maira Egito Alves de; Lima, Maira Egito Alves de; Barreto, Daniela Pedrosa; Costa, Danniellle de LimaA educação ambiental passou a ser inserida no Brasil na década de 70, tendo a Base Nacional Comum Curricular como instrumento de execução no ensino formal, confirmando a relevância das questões socioambientais. Dentre as várias formas de aplicação da educação ambiental, tem-se o uso de cartilhas como material didático, ilustrativo e de fácil entendimento. Para o presente trabalho, o tema selecionado para a cartilha foi horta pedagógica, uma prática que vem sendo cada vez mais usada, por agregar várias áreas e também mostrar a diversidade da cultura alimentícia. Nesse contexto, o objetivo do artigo é apresentar caminhos metodológicos para implementação de uma horta em escolas através de uma cartilha, com ênfase na valorização da cultura alimentícia e aproximando a sociedade dos alimentos saudáveis. A metodologia foi baseada em revisão de literatura através de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental para que se obtivesse amparo legal e teórico sobre o assunto abordado, além de estabelecer critérios para construção da cartilha. Diante disso, foi construída uma cartilha de 32 páginas, que reúne informações e orientações para implantação e uso de horta pedagógica nas escolas.Item Crimes ambientais e a importância da educação ambiental em áreas de proteção ambiental: estudo de caso na APA da Marituba do Peixe(2023) Santos, Maria Larissa dos; Pinheiro, Pablo; Pinheiro, Pablo; França, Márcio Abreu de; França, Cynira Alves deA cada dia que se passa fica mais difícil ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, comprometendo assim a vida das pessoas e daquele ambiente. O presente trabalho se fez necessário para analisar a prática de crimes ambientais em áreas de proteção ambiental (APA). O estudo teve como análise de caso o cometimento de crimes dos últimos 3 (três) anos na APA da Marituba do Peixe em Penedo/Alagoas. Essa análise foi feita através de dados disponibilizados pela Delegacia Regional de Penedo/AL, pelo o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e pelo Batalhão de Polícia Ambiental, bem como também a prática de educação ambiental na referida localidade. Foi realizado o levantamento bibliográfica por se tratar de material acessível ao público, leis, sites governamentais, e plano de manejo da referida APA. Com esse estudo foi constatado a prática de crimes ambientais e o desenvolvimento de ações de educação ambiental na localidade da referida APA.Item Dominó da eletrostática: uma proposta lúdica para o ensino de física(2024) Silva, Hérika Rafaella Soares da; Webler, Geovana Dresch; Webler, Geovana Dresch; Souza, Samuel Teixeira de; Claudino, Elder de SouzaOs jogos educativos vêm ganhando espaço como um instrumento capaz de chamar a atenção e instigar o interesse dos estudantes de forma lúdica em sala de aula. A disciplina de Física é por muitos rotulada como difícil, repleta de fórmulas e exercícios. Neste trabalho iremos propor o uso de um jogo educativo conhecido como dominó, como um recurso pedagógico para o ensino de eletrostática, que é área da física que se estuda as cargas elétricas em repouso e os fenômenos relacionados a ela. O “dominó da eletrostática” irá abordar sobre a carga elétrica, carga elétrica elementar do elétron, carga elétrica elementar do próton, constante eletrostática, lei de Coulomb, campo elétrico e processos de eletrização. Ao aplicar o dominó da eletrostática em sala de aula, espera-se que os estudantes possam entender e adquirir os conhecimentos relacionados aos fenômenos físicos trabalhados de uma forma mais prazerosa, facilitando a memorização das equações e de seus conceitos envolvidos.Item Educação ambiental no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: uma proposta para a melhoria do destino correto dos resíduos sólidos(2023) Santos, Josiene Pereira dos; Santos, Eduardo da Silva; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Santos, Eduardo da Silva; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Cruz, Rennisy RodriguesA crescente preocupação com os impactos ambientais negativos causados pela geração de resíduos tem impulsionado a busca por soluções sustentáveis para seu tratamento. A reciclagem surge como uma possibilidade para converter resíduos em recursos, reduzindo a quantidade destinada a aterros e minimizando consequências socioambientais. O objetivo deste trabalho é promover a sensibilização socioambiental no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV – Grupo Recriar em relação a coleta seletiva de resíduos sólidos. O presente trabalho está baseado no método da Complexidade sistêmica de Edgar Morin focado na superação da divisão e, consequentemente, seu impacto na Educação Ambiental, na busca constante por desenvolver indivíduos críticos e informados, e para ultrapassar a separação entre sociedade e natureza. Este projeto foi segmentado em duas etapas. Na primeira fase, foi realizada uma oficina para a confecção de coletores seletivos. Durante esse processo, foi aplicado um questionário avaliativo para aprimorar a eficácia do produto. Na segunda fase, elaborou-se um folheto informativo, visando disseminar informações relevantes sobre a iniciativa. Acredita-se que ao disponibilizar esses recursos e promover práticas sustentáveis de separação e descarte adequado dos resíduos, disseminando a importância da educação ambiental, poderá contribuir para a redução do impacto ambiental e a conservação dos recursos naturais, envolvendo os participantes nesse processo.Item Educação ambiental para a pesca: construção de uma cartilha informativa(2023) Vieira, Jussara Regina; Silva, Alline Gomes Lamenha e; Silva, Alline Gomes Lamenha; Doria, Bruna Maria Ferrari Machado; Pereira, Jhennipher da SilvaA educação ambiental envolve a formação de pessoas empenhadas com a preservação do meio ambiente. No contexto na pesca artesanal, a educação ambiental contribui para formação de indivíduos críticos e independentes. A pesca artesanal é um tipo de exploração de recurso pesqueiro, é feita de maneira simples com mão de obra familiar e com pequenas embarcações. Esse tipo de exploração quando feita de maneira desordenada, pode gerar um problema ambiental, como a perda de biodiversidade, o que enfatiza a importância da educação ambiental na pesca. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar uma cartilha com uma linguagem de fácil entendimento sobre a importância da educação ambiental na pesca, focando na conservação e preservação do meio ambiente, para ribeirinhos e pescadores do município de Penedo/AL. Para tal, o trabalho seguiu as etapas: caracterização da área de estudo e do púbico alvo; pesquisa bibliográfica e definição dos tópicos abordados na cartilha; elaboração da cartilha. O público-alvo para a cartilha são pescadores e ribeirinhos. Ressalta-se que esses pescadores nem sempre se encontram em comunidades ribeirinhas, podendo estar em comunidades quilombolas, em unidade de conservação, associados ou não às colônias de pescadores. A cartilha informativa tem o potencial de melhorar o entendimento e conscientização de sujeitos sobre determinados conteúdos, e abordou os temas os temas: a importância da mata ciliar; a superexploração dos recursos pesqueiros e o descarte irregular dos aparelhos de pesca.Item Ensino remoto emergencial: experiências no curso Técnico em Agroindústria de um Instituto Federal(2021) Oliveira, Bruno Sales de; Santos, Nádson Araújo dos; Santos , Nádson Araújo dos; Silva, Jailson Costa da; Santos , Wiltron Petrus dosO presente estudo, desenvolvido no âmbito do Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional do Instituto Federal de Alagoas, teve por objetivo geral analisar de que modo o Ensino Remoto Emergencial (ERE) afeta ou não os processos de aprendizagens dos alunos no curso Técnico de Agroindústria, modalidade subsequente, de um Instituto Federal. O embasamento teórico da presente pesquisa apoia-se em autores do campo da educação, a exemplo de: Paulo Freire, Marconi e Lakatos, Weller e Pfaff e Saviani. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa do tipo qualiquantitativa que teve por abordagem o estudo de caso. Em relação aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionários online e entrevista semiestruturada. Os dados qualitativos foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin e os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva. Os resultados encontrados evidenciaram que o ensino remoto trouxe diversos problemas nas aprendizagens dos alunos, pelo que destacamos na pesquisa por meio de categorias de estudo: Ausência de aulas práticas no ensino remoto emergencial; Falta de interação dos professores no esclarecimento de dúvidas; Conhecimento prático no uso das tecnologias utilizadas no ensino remoto emergencial, que possibilitou conhecer os problemas gerados pelo ensino remoto e a partir daí propor reflexões. Tais resultados reforçaram a importância da criação de um produto educacional como possibilidade de promover a divulgação e seu aprofundamento junto aos alunos como forma de minimizar os impactos gerados.Item Estratégias pedagógicas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio(2022) Moraes, Sérgio Oliveira de; Gomes, Maria Amábia Viana; Gomes, Maria Amábia Viana; Lima Filho, Adalberon Moreira de Lima; Gama, José Aparecido da SilvaAlunos egressos do nível fundamental no ensino médio, enfrentam dificuldades no aprendizado de Componentes Curriculares de nível técnico, onde exige-se conhecimentos mais aprofundados sobre os temas envolvidos, revelando uma situação que não se pode relegar, tampouco eximi-la de sua importância. O objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades do ensino integrado a educação profissional e tecnológica, proporcionando mais qualidade e propriedade às diretrizes já estabelecidas do sistema educacional brasileiro. A abordagem qualitativa foi escolhida para realização do trabalho, de forma que a utilização em conjunto desses tipos de abordagens permite recolher mais informações e determinar um melhor resultado. Foi aplicado um questionário online com perguntas objetivas e subjetivas, de forma voluntária, através da plataforma Google Forms, para alunos de ensino médio, na faixa etária dos 14 a 17 anos de idade, todos cursando o ensino médio, do qual 58 alunos participaram. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os alunos têm dificuldades nas abordagens dos conteúdos técnicos e no aprendizado em conjunto com os componentes de conhecimento geral, e que o professor não é a principal referência quando eles estão diante dessa situação. Contudo, os resultados também demonstraram que 72,4 % consideraram que tiveram um bom ensino fundamental e 78,9% acham que os professores utilizam satisfatoriamente recursos para lecionar e as estratégias pedagógicas propostas estão sendo implementadas e reformulados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s), trazendo um ensino mais concomitante com uma prática mais integradora.Item Gestão pública e os desafios na educação durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em uma Escola Municipal de Santana do Mundaú(2024) Lima Filho, Cristiano Silvestre de; Souza, Bruno Silvestre Silva de; Souza, Bruno Silvestre Silva de; Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; Viana, José Leandro AlvesEste estudo evidencia os desafios enfrentados pelos gestores escolares no período de pandemia, apresenta como objetivo: Identificar quais os desafios, ações e estratégias a Gestão Pública Municipal de Santana do Mundaú utilizou para dar continuidade ao ano letivo de 2020, diante da pandamia da Covid-19. Esta pesquisa compreende um estudo de caso de tipologia exploratória e abordagem qualitativa em que além das bibliografias e documentos, considera-se fundamental a pesquisa de campo (entrevistas com a secretária de educação e equipe de gestão escolar). Encontrar alternativas para dar continuidade às aulas durante um cenário de pandemia foi um tanto desafiador. Assim, os relatos de experiências podem contribuir e potencializar ainda mais a gestão escolar, uma vez que os gestores escolares desempenharam um papel crucial durante a pandemia, sendo responsáveis por garantir a continuidade da educação, adaptando rapidamente as estratégias de ensino e apoiando professores, alunos e suas famílias em um contexto de incerteza e mudanças constantes.Item Influência da aulas práticas e visitas técnicas para a permanência e êxito dos discentes do curso subsequente em Meio Ambiente do IFBA, Campus Jacobina(2022) Prado, Leandro Rafael; Silva, Jailson Costa da; Silva, Jailson Costa da; Reis, Divanir Maria de LimaEste artigo tem como base um relato de vivência da prática pedagógica de um professor que atua como professor e coordenador do curso técnico de nível médio subsequente em meio ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia — IFBA, no município de Jacobina/BA. Foi utilizado como metodologia para esta pesquisa a abordagem qualitativa, na forma de pesquisa participante baseada na observação assistemática participante individual do próprio professor/coordenador do curso em questão. O estudo teve como objetivo mostrar a experiência da vivência prática de um professor e coordenador do curso técnico de nível médio subsequente de meio ambiente do IFBA campus Jacobina, da necessidade da adoção de aulas práticas e visitas técnicas para estímulo à permanência e êxito dos discentes do curso. Por fim, foi possível concluir que os discentes sentem-se mais estimulados a concluir o curso através de ações pedagógicas como: aulas práticas e visitas técnicas, conclui-se também que há uma necessidade de reformular o Projeto Pedagógico do Curso — PPC com o intuito de inserir aulas práticas nas disciplinas e sugerir com os professores a inserção de práticas as disciplinas e a promoção de visitas técnicas, além disso, foi constatado que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia precisa de um Plano estratégico de ações de permanência e êxito dos estudantes.Item Literatura e storytelling: o podcast “retalhos” como instrumento de democratização do conhecimento(2023) Mitomari Neto, Antônio; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Santos, Herbert Nunes de Almeida; Silva, Aguimario PimentelAs mídias digitais são ferramentas que favorecem tanto a comunicação quanto o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa, tendo como principais referências teóricas FREIRE (2019), BAKHTIN (1997) e TENÓRIO et al. (2021), aplicou-se sobre a mídia podcast, através da criação do programa “Retalhos” - mídia em áudio que utiliza conteúdos artístico-literários e storytelling para viabilizar temáticas práticas e de cunho educacional. O estudo teve como objetivo principal oferecer material para a reflexão e disseminação do saber; produzir conteúdo artístico-literário; investigar o processo de escolha, roteirização e produção; e analisar os impactos pessoais e sociais do conteúdo disponibilizado. Em sua aplicação e metodologia exploratória, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, pois analisa situações reais, é realizada em contexto no qual os participantes estão inseridos e verifica as variáveis que a influenciam. Na fase inicial, aplicou-se a pesquisa bibliográfica, na qual analisou-se conteúdos com temáticas que viabilizaram o arcabouço teórico do estudo. Concomitantemente às análises, houve o convite e a seleção de voluntários para serem os primeiros ouvintes do podcast. Nessa etapa, eles responderam um formulário pré-audição para levantamento de perfil dos ouvintes. Após isso, realizou-se a concepção e criação do “Retalhos”, sua identidade visual, roteirização e disponibilização nas plataformas digitais. Na etapa seguinte, após a audição do episódio, os ouvintes responderam a um formulário pós-audição que serviu de base para, por fim, o pesquisador realizar as análises dos dados coletados junto ao levantamento bibliográfico. Após isso, constatou-se que os ouvintes compreenderam o propósito do “Retalhos” e entenderam que este é um instrumento de democratização do conhecimento a ser utilizado para fins educacionais, dentro e fora de ambientes escolares. É possível constatar, então, que a representação social e a abordagem presentes na mídia “podcast” podem gerar impactos significativos na recepção do conhecimento pelo público-alvo.Item Metodologias ativas aplicadas às aulas de ciências da natureza para conscientização sobre a importância de preservação dos recursos hídricos(2023) Costa, Rafaela Ferreira da Silva; Silva, Selma Thais Bruno da; Silva, Selma Thaís Bruno da; Pinheiro, Pablo; Silva, Thais Tainan Santos daAs Metodologias Ativas de Aprendizagem são formas inovadoras de educar, fundamental para um trabalho interdisciplinar, principalmente voltado para a educação ambiental no ambiente escolar. A educação ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização e capacitação da população sobre os problemas ambientais. Este trabalhou buscou utilizar metodologias ativas nas aulas de ciências da natureza de forma interdisciplinar, sobre conscientização ambiental e preservação dos recursos hídricos em uma escola de ensino fundamental anos finais de Taquarana/AL. A metodologias utilizadas foram aula de campo, feira de Ciências e aulas práticas. A aula de campo ocorreu com 7 turmas de 9º ano, no povoado que se localiza a Barragem onde ocorre a captação de água para o abastecimento a área urbana de Taquarana. As aulas práticas ocorreram durante o mês de março em alusão ao Dia da Mundial da Água, em todas 23 turmas entre 6º e 8º anos, com as temáticas “Ciclo hidrológico e a importância da água para a vida”. A feira de ciências foi um projeto interdisciplinar, que abordou a temática de energias renováveis com foco em energias produzidas por hidrelétricas. As metodologias propostas nesse trabalho, permitiram a experiências sobre a problemática ambiental trabalhando diretamente com a realidade próxima ao aluno, levando-os a repensarem sobre a postura que se tem em relação ao meio ambiente e despertando o desejo de mudança de atitude com consciência crítica e sustentável.Item O uso das metodologis ativas no ensino remoto em Educação Profissional e Tecnológica em tempos de pandemia baseado na pesquisa-ação(2021-12-27) Lima, Rosângela Ferreira Souza de; Rocha, Paula Rejane Lisboa da; http://lattes.cnpq.br/9170949640305247; Silva, Maria Jeane Bomfim da; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise do uso das metodologias ativas no ensino remoto em educação profissional e tecnológica em tempos de pandemia da COVID 19. As aulas no modo remoto emergencial foram uma saída estratégica para a manutenção do calendário letivo em períodos da pandemia e ainda atender os requisitos de prevenção e enfrentamento regulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mantendo o isolamento social. Contudo, um grande desafio de adaptação à práxis docente, quer seja para instituições, alunos e professores já que ocorrera de modo imediato. As metodologias ativas têm sido a proposta de muitos educadores para conseguir o engajamento dos alunos, a participação nas aulas e a obtenção da aprendizagem neste contexto desafiador. Com este olhar reflexivo surgiram algumas inquietações para mobilização deste trabalho, questionando se os professores da educação profissional da escola pesquisada conheciam e utilizavam as metodologias ativas em sua práxis no ensino remoto. A partir daí então verificar quais as metodologias que gostariam de conhecer e quais os objetivos que pretendiam alcançar através delas. O estudo se deu através da pesquisa-ação em uma escola profissionalizante da rede estadual de educação de Pernambuco onde foram apresentadas propostas sobre as metodologias ativas em forma de oficinas como produto educacional.Item O uso de simuladores digitais nas aulas de física para a educação básica um olhar para o ensino fundamental: proposta de intervenção didática(2023) Silva, Gilberto Marques da; Silva Júnior, Cicero Julião da; Silva Júnior, Cícero Julião da; Albuquerque, Samuel Silva de; Costa, Alex Emanuel BarrosA incorporação de simuladores virtuais na prática educativa apresenta-se como um excelente suporte para o desenvolvimento de atividades preparatórias. Os avanços tecnológicos aplicáveis à educação aproximam ensino e aprendizado, reduzindo as distâncias entre os agentes e as teorias, conectando pessoas e conhecimento no processo educacional, influenciando nas formas como os aprendizes representam e processam as informações. Neste sentido, este trabalho, por meio de uma breve revisão literária, propõe apresentar de forma concreta e estruturada exemplos de roteiros experimentais utilizando as simulações interativas da plataforma PhET - Physics Education Technology, para aplicação nas aulas ciências do ensino fundamental.Item Os desafios do ensino de Língua Portuguesa na Educação Profisssional: uma proposta de pesquisa ação(2021) Silva, Daniela dos Santos; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Paiva, Monikely de Oliveira SilvaA realização desta pesquisa se deve a necessidade de estabelecer uma relação entre a prática pedagógica do professor e a forma pela qual acontece o processo de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento e a formação do aluno, com o objetivo de levantar algumas questões sobre o ensino de língua portuguesa e a função social do professor da escola nos cursos profissionalizantes subsequentes ao Ensino Médio. Sabemos que a língua portuguesa está presente no currículo escolar de todas as escolas e é um dos conteúdos mais importantes para a formação do aluno, visto que, detém de uma enorme carga horária; porém nos cursos subsequentes não ocorre bem assim. A disciplina é colocada como Português Instrumental (eixo técnico) e distribuída em uma carga horária de 60h a 80h, durante o primeiro período de cada curso. O referido trabalho objetiva contribuir com uma reflexão sobre a proposta de ensino de Língua Portuguesa (LP) em uma Escola de Ensino Profissionalizante, a partir da análise de aprendizagem dos alunos concluintes do Ensino Médio e ingressantes ao Ensino Profissional. Optou-se por uma pesquisa-ação, com ênfase qualitativa, e pautada em autores que discutem o ensino de Língua Portuguesa na atualidade. Verificou-se que em linhas gerais, a escola adere em seu programa curricular preestabelecido, as orientações dos documentos oficiais da educação e contribuições da Linguística para o ensino de LP, pois favorece e contempla os objetivos gerais de aprendizagem para o Ensino Profissional, entretanto, convém adotar estratégias que favoreçam, ainda mais, o processo de aprendizagem, visto que, muitos alunos apresentam uma defasagem significativa, principalmente em Língua Portuguesa, acarretando assim, em dificuldades no desenvolvimento de disciplinas específicas dos cursos, como também, e principalmente, para a elaboração do Trabalho de Conclusão (TCC) dos mesmos.