Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Inclui teses, dissertações e trabalhos de conclusão de mestrado profissional produzidos no IFAL e fora dele.
Notícias
Inclui teses, dissertações e trabalhos de conclusão de mestrado.
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Área do Conhecimento "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Do xamanismo ancestral ao contemporâneo: o debate sobre as religiosidades/espiritualidades xamanismo indígenas no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-11) Cavalcanti, Rêmia Vasconcellos; Melo , Beatriz Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-3128-3093; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Melo, Beatriz Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-3128-3093; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; https://orcid.org/0000-0003-3281-612X; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Martins, Sílvia Aguiar Carneiro; http://lattes.cnpq.br/3656772019325644; Silva, Amaro Hélio Leite da; http://lattes.cnpq.br/0318967074428573Esta pesquisa se propôs a investigar o tratamento do debate acerca das religiosidades indígenas (xamanismo) no contexto do Ensino Médio Integrado e das expressões contemporâneas do xamanismo, visando a construção de um produto educacional que contribui para o aprimoramento deste tratamento, fortalecendo uma perspectiva pedagógica integral e intercultural. O interesse na temática surge da inserção da pesquisadora no projeto de extensão “A Natureza Sagrada das Plantas Medicinais: promoção da saúde e tradição cultural das comunidades indígenas de Alagoas”, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI/IFAL - Campus Maceió). O projeto se justificou em função de a cultura ser um componente curricular obrigatório da disciplina de Sociologia e da história e cultura indígena serem temas obrigatórios em todos os níveis de ensino, em observância ao disposto na Lei de nº 11.645/2008. Além disso, a importância do estudo se traduziu a partir da análise da histórica violência contra os povos indígenas e sua cultura, produto do colonialismo e da colonialidade, que tem reflexos diretos e indiretos em materiais didáticos e perspectivas pedagógicas. O trabalho foi conduzido pelas perspectivas teórico-metodológica hermenêutico-dialético e das perspectivas teórica da educação intercultural e integral. Ademais, foram empregadas referências bibliográficas dos campos das Ciências Sociais que teceram importantes reflexões sobre o tema. A investigação se valeu das estratégias metodológicas das pesquisas bibliográfica e qualitativa, orientadas pelos métodos da pesquisa-ação e da memória oral. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de coleta de dados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O lócus da pesquisa foi o Campus Maceió, onde o produto educacional foi aplicado e validado enquanto possibilidade de recurso didático para práticas inclusivas no componente curricular de Sociologia no Ensino Médio Integrado. Os principais resultados alcançados na fase diagnóstica foram a constatação do desconhecimento, pela maioria dos estudantes, da cultura indígena, em especial das religiosidades indígenas; da ausência de debate em relação à temática; da falta de materiais didáticos que tratem sobre o tema; e da carência de formação educacional, por parte dos docentes, em uma perspectiva integral e intercultural. Em relação à fase de avaliação do Produto Educacional, foi observado que o conteúdo do material didático favoreceu o conhecimento sobre cultura e religiosidades indígenas, colaborou para a inclusão e ampliação do estudo sobre a temática e contribuiu para a construção de material didático a ser utilizado no contexto do Ensino Médio Integrado.Item Educação midiática no contexto da EPT: uma proposta de ensino no IFAL - Campus Marechal Deodoro(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-24) Alves, Acássia Deliê Mendonça; Melo, Dra. Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; http://lattes.cnpq.br/2598153346850335; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Carneiro, Tereza Kelly Gomes; http://lattes.cnpq.br/3305071338937583; Gaia, Rossana Viana; https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693Com o advento da revolução digital-molecular, as relações de trabalho e interpessoais passam a ser mediadas essencialmente por avançadas tecnologias digitais. Nesse contexto, aprofunda- -se a disseminação em massa das fake news, as notícias falsas, associada ao conceito da pós- -verdade, pela qual o subjetivismo dos indivíduos se sobrepõe à análise objetiva dos fatos. Sem letramento digital, os sujeitos se tornam vulneráveis às bolhas digitais, manipuladas por algoritmos desenvolvidos por oligopólios globais, que fortalecem a difusão de informações falsas e discursos ultraconservadores na internet. A Educação Midiática está prevista na BNCC de 2018, todavia criticada por divergir das concepções históricas da EPT no Brasil. Esta pesquisa objetiva, assim, identificar os impactos da desinformação digital entre estudantes dos cursos técnicos integrados do IFAL — Campus Marechal Deodoro e as possibilidades de Educação Midiática no contexto da EPT. A base referencial teórica e analítica é orientada pelo materialismo histórico-dialético. A pesquisa tem abordagem quali-quantitativa, natureza aplicada e objetivo exploratório, realizada pelo método da pesquisa-ação, com proposta de contribuição sobre o grupo pesquisado. O público-alvo foram os estudantes dos cursos técnicos integrados em Guia de Turismo e Meio Ambiente do IFAL — Campus Marechal Deodoro. Foi realizada escuta inicial e análise documental dos projetos de ambos os cursos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados. As técnicas utilizadas para análise dos dados foram a estatística básica, no caso dos dados quantitativos, e a análise de conteúdo categorial, no caso dos dados qualitativos. Os resultados analisados na fase exploratória apontam que a circulação de fake news impacta diversos âmbitos da comunidade escolar do IFAL — Campus Marechal Deodoro e que grande parte dos estudantes apresenta dificuldades para discernir informações falsas de verdadeiras, principalmente quando estão associadas a veículos tradicionais da imprensa ou produzidas por meio de deepfake. Como proposta de contribuição, com a colaboração de docentes, foi elaborado um produto educacional (PE) em formato de Oficina Pedagógica Interdisciplinar de Educação Midiática, aplicada a uma turma do curso técnico integrado em Guia de Turismo. A avaliação do PE, feita por estudantes e docentes participantes, demonstra os efeitos positivos do uso das TDICs em sala de aula e da perspectiva educomunicativa na escola, além de evidenciar dificuldades para práticas interdisciplinares no campus. A partir das contribuições, o PE foi ajustado e disponibilizado para utilização de docentes e educomunicadores da EPT.Item Letramento literário no Ensino Médio Integrado:o portfolio de círculos de leitura na biblioteca escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-03-22) Ferraz, Edileuza Lima; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Santos, Lúcia de FátimaEsta dissertação, desenvolvida no âmbito do ProfEPT, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT, descreve o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), especificamente na Biblioteca Benevides Monte, com estudantes do gênero feminino, da terceira série do Ensino Médio Integrado (EMI), cujo objetivo geral é promover ações de estímulo à leitura literária, por meio de círculos de leitura e reunir as impressões desses momentos na elaboração do Produto Educacional Portfólio, tendo em conta a leitura e a análise da obra “A hora da estrela”, de Clarice Lispector. Aportamo-nos nas contribuições de Cândido (2011), Cavalcanti et al. (2020), Colomer (2003), Cosson (2006, 2014, 2020), Cruz (2021), Freire (1989, 2014), Lajolo; Zilberman (2019), Moreira (2006, 2019), Oliveira (2022), Soares (2009), Tonet (2020) e Zilberman (2015), entre outros/as. A metodologia foi a pesquisa-ação de natureza qualitativa, fundamentada em Barbier (2002), Gibbs (2009) e Thiollent (1986). Foram adotados os seguintes procedimentos: i) diagnóstico de leitura das estudantes participantes por meio de questionários-perfis; questionário de avaliação dos círculos; e iii) realização de círculos de leitura, nos quais foram discutidos aspectos da obra e coletamos subsídios para responder à nossa pergunta de pesquisa e elaborar nosso Produto Educacional, intitulado: Portfólio de círculos de leitura na biblioteca. Os resultados da pesquisa nos revelam a necessidade de ações investigativas com tal perspectiva a fim de promover o desenvolvimento de práticas de letramento literário, especificamente, de estudantes do gênero feminino na inter-relação com abordagens voltadas ao mundo do trabalho e ao universo feminino num contexto educativo formal pertencente à Rede Federal de Ensino.Item Mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito na educação de jovens e adultos: proposta de catálogo de ações no Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-12) Peixoto, Silvana Kelly Coimbra; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Gomes, Jarbas Maurício; Barros, Abdizia Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/8978186925444582O estudo propôs investigar os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito dos discentes da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT) no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) enquanto processo pedagógico de conhecimento, pertencimento e desenvolvimento da autonomia das(os) estudantes, no intuito de fomentar a participação destes nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Seu objetivo é compreender como os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito interferem nos processos de aprendizagem dos(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Alagoas. E os objetivos específicos buscam identificar, a partir da escuta das diversas vozes envolvidas na pesquisa, se há alguma forma de negação/exclusão dos discentes da EJA/EPT na política de assistência estudantil e nas ações de ensino, pesquisa e extensão; analisar o conhecimento que os discentes da EJA/EPT têm sobre os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito; verificar a existência de práticas docentes que promovam o interesse e a participação dos(as) discentes da EJA/EPT nas ações de ensino, pesquisa e extensão; produzir um catálogo para divulgação das ações de promoção da permanência e da conclusão com êxito dos discentes da EJA-EPT; e aplicar e avaliar o produto educacional — catálogo. Deste estudo apresenta-se um catálogo que proporciona aos(às) discentes da EJA/EPT um produto educacional que, além de despertar o interesse, aponta os caminhos e os aproximam das ações de ensino, pesquisa e extensão. É uma investigação de abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação participativa enquanto perspectiva metodológica, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados coletados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa as(os) discentes e as(os) docentes da EJA/EPT e técnicas(os) administrativas(os), tendo como lócus o espaço escolar do Campus Marechal Deodoro, mais especificamente do Curso Técnico de Nível Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos em Hospedagem e do Curso Técnico de Nível Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos em Cozinha. Conclui-se com alcance dos objetivos da pesquisa que os mecanismos de promoção da permanência e da conclusão com êxito são imprescindíveis para que a aprendizagem das(os) estudantes da EJA/EPT aconteça e que o produto educacional é um instrumento eficaz enquanto divulgação e para despertar do interesse para a participação nas ações de permanência e êxito.