(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-08) Silva, Daniel Oliveira da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Santos, Janayna Paula Lima de Souza; http://lattes.cnpq.br/1756972365624957; Costa, David Gomes; http://lattes.cnpq.br/5393340009943598
As histórias em quadrinhos (HQs) têm sido utilizadas como instrumento didático-
pedagógico em diferentes áreas do conhecimento. Na Filosofia, no entanto, ainda são
pouco utilizadas. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um produto
educacional que, no formato de história em quadrinhos, possa contribuir no processo
educativo do componente curricular de Filosofia e na formação humana omnilateral
na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado, no contexto do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL. O estudo
investigativo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação, cujo instrumento
metodológico, inclui o questionário fechado, cujos resultados encontrados
possibilitaram uma proposta de HQ para melhor compreensão dos conceitos
filosóficos por parte dos discentes nas aulas de filosofia do curso pesquisado e o
aperfeiçoamento da prática docente no ensino deste componente curricular.