Produto Educacional do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais
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Navegando Produto Educacional do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS"
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Item Painel de monitoramento de emissões de gases de efeito estufa do Instituto Federal de Alagoas(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-01-23) Cavalcante, Kledson Marques; Maia, Stoécio Malta FerreiraO projeto, originado da dissertação de mestrado Emissões de Gases de Efeito Estufa do Instituto Federal de Alagoas: Impactos da Pandemia do COVID-19 e Recomendações para Gestão Institucional (disponível no link https://www2.ifal.edu.br/ppgtec/tccs), visa o monitoramento das emissões de GEE do IFAL, em alinhamento à Política Nacional sobre Mudança do Clima e aos princípios da Administração Pública. O painel permitirá o monitoramento das emissões de GEE do IFAL de forma transparente e acessível. Os dados coletados e disponibilizados no painel contribuirão para a tomada de decisões estratégicas e para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, além de apoiar o desenvolvimento de tecnologias ambientais e fortalecer a economia verde. A confiabilidade dos dados exige integração setorial, capacitação técnica, mudança cultural, transparência e segurança na gestão das informações. Espera-se que o painel seja um marco na gestão sustentável do IFAL, promovendo a inovação, a transparência, a responsabilidade ambiental e um impacto positivo na mitigação da mudança climáticaItem Rubrica de avaliação para ações de educação ambiental(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-01-24) Silva, Narayana SandesA educação ambiental desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Suas ações visam promover a reflexão crítica sobre a relação entre sociedade e natureza, incentivando mudanças de atitude e práticas sustentáveis. No entanto, para garantir a eficácia dessas iniciativas, a avaliação se torna uma etapa essencial do processo educativo. Avaliar permite identificar avanços, desafios e impactos das atividades desenvolvidas, possibilitando ajustes e melhorias contínuas. Nesse contexto, a rubrica de avaliação surge como uma ferramenta valiosa para auxiliar no processo avaliativo, proporcionando critérios claros e objetivos para a análise do desempenho dos participantes. Ao estabelecer parâmetros específicos, a rubrica facilita a compreensão dos objetivos de aprendizagem, tanto para educadores quanto para educandos, promovendo um retorno mais estruturado e transparente. A rubrica pode ser uma aliado no processo de avaliação das nas ações de educação ambiental, permite não apenas medir conhecimentos adquiridos, mas também avaliar o desenvolvimento de atitudes e práticas sustentáveis, tornando a aprendizagem mais significativa ao alinhar estratégias de ensino com a avaliação de indicadores como percepção ambiental, sensibilização e mudança de comportamento. A utilização de rubricas de avaliação constitui um procedimento bastante simples para apoiar a avaliação de uma grande diversidade de produções e desempenhos dos alunos (FERNADES, 2021). Em sala de aula a rubrica tanto pode ser usada para avaliação de estudantes quanto para análise e mensuração do processo de ensino-aprendizagem (DE CAMPOS et. al, 2021). Este material poderá ser utilizado como um instrumento que auxilie na mensuração dos impactos das ações educativas, com base nos indicadores e critérios, permitindo um acompanhamento do aprendizado e da conscientização ambiental dos participantes. Além disso, a rubrica pode ser adaptada para cada realidade, atividade, ação e indicadores diferentes. A criação de uma rubrica de avaliação voltada para ações de educação ambiental tem grande relevância social, pois ajuda na formação de cidadãos mais conscientes sobre o meio ambiente. Ao contribuir com práticas educativas que promovem a sustentabilidade, esse material pode ser usado em escolas e projetos que buscam melhorar a relação entre sociedade e natureza. A proposta tem aderência ao programa e o produto está alinhado aos objetivos do programa, unindo o conhecimento teórico com a prática em sala de aula e outras atividades educativas. O impacto do material está na sua capacidade de melhorar a forma como avaliamos as ações de educação ambiental. A rubrica também tem uma boa aplicabilidade, pois pode ser facilmente adaptada a diferentes tipos de projetos, atividades e realidades. Ela pode ser usada por professores ou gestores das ações, de várias áreas, em diferentes etapas da educação, e serve como apoio para avaliar e planejar ações de forma mais clara e organizada. A proposta envolve um certo nível de complexidade, pois integra saberes de diferentes áreas e exige colaboração entre educadores, pesquisadores e outros profissionais. O desenvolvimento da rubrica exige planejamento, troca de experiências e adaptação às realidades locais, o que enriquece o processo e amplia seu alcance. A inovação está na maneira como a avaliação é pensada: a rubrica combina critérios pedagógicos com indicadores ambientais, promovendo uma abordagem mais integrada. Isso representa uma forma de acompanhar o desenvolvimento dos alunos, considerando tanto o conteúdo aprendido quanto o engajamento com práticas sustentáveis.