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Navegando Trabalhos apresentados em eventos por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS"
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Item Anais e Ebook do IV Simpósio Internacional e VII Nacional de Tecnologias Digitais na Educação(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-06) Bottentuit Junior, João Batista (org.)O Enquadrado no tema geral “Tecnologias Digitais, Mundos Virtuais e Metaverso na Educação”, o IV Simpósio Internacional e VII Nacional de Tecnologias Digitais na Educação – SNTDE 2022, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação – GEP - TDE da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, estimula a discussão sobre o uso pedagógico das tecnologias na educação, assim como a apresentação de trabalhos originais relacionados às temáticas do evento. O VI - SNTDE 2022 assim como a edição de 2021 foi realizado de maneira Virtual por meio das Plataformas YouTube e Google Meet e contou com a participação de pesquisadores e nacionais e internacionais. O SNTDE chaga a sua sétima edição e gostaríamos de relembrar os temas que já foram discutidos nos anos anteriores. A cada ano temos mais participantes e são sempre gerados novos laços acadêmicos e também um maior volume de trabalhos disponíveis à comunidade acadêmica.Item Ensino e Aprendizagem através de Makerspaces: uma revisão sistemática da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-06) Albuquerque, Cassiano Henrique de; Cavalcante, Patrícia SmithEste artigo relata os resultados de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre os processos de ensino e aprendizagem em makerspaces. Foram analisados 72 artigos nas bases de dados Science Direct, IEEE Explore, SCIELO-Brasil, Periódico CAPES, BDTD e Google Acadêmico, seguindo o protocolo de Kitchenham e a metodologia PRISMA. Os resultados destacam elementos comuns aos makerspaces em geral, porém, evidenciam uma lacuna de pesquisas no ensino técnico e profissionalizante em especial. As carências encontradas incluem infraestrutura limitada, falta de formação dos professores, integração curricular inadequada e dificuldades na avaliação e reconhecimento dos conhecimentos adquiridos nos makerspaces.