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Navegando por Autor "Souza, Janiele Santos de"

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    O uso de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem em educação ambiental : um estudo de caso na escola municipal Joaquim Gama Filho
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-16) Santos, Aline Williany Alves dos; Dias, Sheyla Karine Barbosa de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/2777322313238567; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843
    O presente trabalho abordará as questões ambientais com foco na Educação Ambiental (EA), mediante o uso de atividades lúdicas nas séries iniciais. A Educação Ambiental deve ser entendida como um processo educativo que deve começar na base, e a participação e envolvimento de todos são de suma importância, família, escola e comunidade. Entender que não se deve somente formar profissionais para o mercado de trabalho, mas cidadãos preocupados com o meio onde vive, para que se torne agente transformador da realidade a qual está inserido. A EA de acordo com a lei no 9.795 deveria estar presente em todos os níveis do processo de ensino, pois a educação ambiental além de contribuir para a formação do ser humano possibilita que o educando, por meio de ações concretas, transforme sua realidade. Tem como objetivo geral a analise da extensão, desenvolvida através do uso de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da educação ambiental, com crianças do 2o ao 5o ano do ensino fundamental. E os objetivos específicos: levantamento do perfil ambiental; Trabalhar o uso de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da educação ambiental; Avaliar as relações do lúdico com a concepção ambiental. A metodologia dividiu-se em três etapas: levantamento bibliográfico; concepção da visão ambiental dos alunos através de atividades lúdicas; e avaliação dos resultados obtidos por meio de apresentações relativas às questões ambientais. O projeto contribuiu não apenas para conscientização das crianças, mas também para professores, diretores e os demais funcionários da Escola Joaquim Gama Filho. A utilização de metodologias diversificadas a qual foi empregada neste estudo garantiu uma melhor interação por partes dos alunos, estimulando o interesse e maior compreensão dos temas que foram abordados durante todo o estudo. Com as práticas lúdicas percebemos uma melhor absorção dos alunos acerca do contexto ambiental, além de reafirmar suas idéias a respeito dos assuntos ambientais propostos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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