Navegando por Autor "Souza, Claudjane Vieira de"
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Item Identificação e prevenção de doenças ocupacionais para promoção do aprendizado na educação profissional(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-30) Souza, Claudjane Vieira de; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Nunes, Kallyne Rouse Valeriano; http://lattes.cnpq.br/5497921141180031; Costa, Cicero Teixeira Silva; http://lattes.cnpq.br/7675787226293771O objetivo desta pesquisa foi propor uma intervenção aplicada à identificação e prevenção de doenças ocupacionais para promoção do aprendizado na educação profissional, baseada no desenvolvimento de cunho prático da disciplina e abordagem em atividade voltada a segurança do trabalho, é uma tarefa complexa, especialmente quando se trata de um grupo de alunos, com cargas de trabalho e disponibilidade de tempo para desenvolver atividades. Esta tarefa torna-se desafiadoraquando visa-se não apenas fornecer o conhecimento teórico necessário, mas também melhorar a prática dos alunos. Entretanto, é crucial transmitir aos alunos a experiência real de como atuar e aplicar o aprendizado para solução de problemas reais no ambiente de trabalho. A proposta é a realização de uma aula de noções de identificação e prevenção de doenças ocupacionais para alunos da disciplina de Ergonomia, onde aprenderão fazer relatório prático para aprensentar como resultado do aprendizado em sala de aula, e assim futuramente levar este aprendizado para a prática do dia a dia do trabalho. Será abordado uma metodologia de três momentos: no primeiro é realizado o planejamento da aula; no segundo, executa-se uma aula expositiva dialogada, com o uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos, presentes desde a discussão do conteúdo até a avaliação da aprendizagem; o terceiro momento se refere à avaliação da relevância do conteúdo ministrado e recursos utilizados na aula, assim como, emissão de relatório sobre a identificação e prevenção de doenças ocupacionais no trabalho, por parte dos discentes. Sendo assim, levantar reflexões acerca da necessidade de práticas de identificação e prevenção de doenças ocupacionais, suprir ao estudante a promoção do aprendizado de competências na área de segurança no trabalho, contribuir para a prevenção de doenças ocupacionais; e concientizar os estudantes para a relevância da promoção de um ambiente de trabalho salubre através do relatório. Conclui-se que a intervenção proposta tem o potencial de levar conhecimentos iniciais sobre identificação e prevenção de doenças ocupacionais para os futuros Técnicos em Segurança do trabalho.