Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva Júnior, Edson Caetano da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação dos PPCs de instituições de ensino superior no estado de Alagoas na disciplinas de formação tecnológica no curso de licenciatura em química
    (2024-10-25) Silva Júnior, Edson Caetano da; Morilla , Demétrius Pereira; http://lattes.cnpq.br/5723725916193842; Santos, Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Soares, Janaina Gomes; http://lattes.cnpq.br/9254836310407411; Azevedo, Edmar Marinho de; http://lattes.cnpq.br/2213926589443334
    Este trabalho tem como objetivo analisar a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Química, abordando a importância dessas tecnologias na formação de professores e nas práticas pedagógicas voltadas para o ensino dessa disciplina. A pesquisa discute como a utilização de recursos digitais, como simulações, modelagens virtuais e experimentos online, pode contribuir para o engajamento dos estudantes e para a compreensão de conceitos químicos abstratos. Através da teoria TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), que propõe a interseção dos conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo, o estudo examina como os professores podem combinar essas dimensões para aprimorar suas práticas de ensino. O trabalho também discute a importância da formação continuada dos docentes, destacando a necessidade de atualização constante sobre novas ferramentas tecnológicas e suas aplicações pedagógicas, a fim de garantir uma educação de qualidade que acompanhe os avanços da sociedade. Além disso, o estudo analisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reforça a importância de incorporar as TDICs no processo formativo dos professores de Química. A pesquisa revela que, embora a adoção de tecnologias no ensino de Química tenha avançado, ainda existem desafios significativos na formação docente, o que demanda uma reflexão contínua sobre as práticas pedagógicas e a implementação das tecnologias no ensino de ciências. Este trabalho contribui para a reflexão sobre o papel das tecnologias no ensino de Química, propondo uma análise crítica da formação de professores e das práticas pedagógicas que devem ser adotadas para preparar os alunos para os desafios educacionais do futuro.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS