Navegando por Autor "Silva , Cleide Calheiros da"
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Item A intrusa: a mulher na sociedade do século XIX(2024-12-19) Silva, Crislaine Vitória da; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Silva , Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Maia , Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade analisar a obra A intrusa, escrita por Julia Lopes de Almeida em 1908 - uma escritora, cronista, teatróloga, abolicionista brasileira e uma das primeiras integrantes do grupo de escritores que planejaram a criação da Academia Brasileira de Letras (ABL).A análise do Livro A Intrusa, tem como objetivo identificar a relação da obra com a representação da mulher na literatura do século XIX, e por efeito sua importância histórica-literária para o protagonismo feminino. Para tanto, alguns dos passos galgados na análise, foi a utilização de pesquisas bibliográficas através de estudos para a compreensão do contexto histórico que estavam inseridas as mulheres do século XIX, permeando os aspectos matrimoniais, profissionais e educacionais. Cabe lembrar das escritoras, que nesse período histórico tinham acesso limitado ao ato de ler e escrever, e que por sua vez, eram silenciadas pelo cânone literário. Conjuntamente, uma breve biografia de Julia Lopes de Almeida é apresentada, na qual evidencia aspectos de sua vida profissional, cultural e pessoal, focando em sua importância para o protagonismo feminino na literatura.Por fim, em A intrusa destacamos a análise das personagens femininas, identificando as características presentes que sinalizam como eram vistas as mulheres da sociedade do século XIX.Item Os lugares retóricos ocupados no gênero textual-discursivo redação do ENEM(2025-03-18) Henrique, Sandra Márcia Ferreira; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Santos , Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Silva , Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968Este trabalho tem como objetivo analisar os lugares retóricos (topoi) a partir de uma abordagem retórico-argumentativa, com foco na análise de gêneros textuais. Especificamente, examina a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Diante disso, torna-se fundamental acessar os lugares comuns (topoi), essenciais para estruturar a argumentação com base em suas categorias. Este estudo situa-se na área de Linguística Textual, uma vez que esta esfera de conhecimento contempla o tema exposto, promove o processo de ensino-aprendizagem no âmbito de Língua Portuguesa, dessa forma, destina-se a explorar as nuances do texto sob o enfoque de lingua(gem), e de como as realidades são construídas a partir do discurso. A investigação teve como objetivo analisar a ocorrência de lugares retóricos em redações do Enem 2023, considerando três níveis: elementar, mediano e de excelência. Para isso, foram utilizados os espelhos de redações de participantes de uma escola pública estadual de Maceió, além de uma redação de excelência, obtida na Web. Destaca-se que, em Alagoas, no período avaliado, não houve redações classificadas como nota mil, motivo pelo qual a de excelência foi buscada na rede. Destarte, a pesquisa possui natureza qualitativa e caracteriza-se como documental. Assim, sua sistematização segue uma abordagem linguístico-interpretativa.O fenômeno em pauta possibilitou analisar como os elementos retóricos fortaleceram os argumentos que apoiaram a tese. Os resultados indicam que os lugares retóricos ocupados na redação do Enem possuem relevância, uma vez que fortaleceram os argumentos e contribuíram na persuasão, por conseguinte, numa avaliação positiva de competências exigidas neste gênero. Por fim, o uso de topoi, mostrou-se eficiente na argumentação, discursividade, sobretudo no construto textual.