Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Wedja Bezerra da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem na educação profissional e tecnológica
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-04) Silva, Wedja Bezerra da; Barros, Emmanuella Farias de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133; Gama, José Aparecido da Silva; Lima, Walter Matias; http://lattes.cnpq.br/0941145152986197
    A avaliação da aprendizagem é um elemento norteador do processo de ensino e aprendizagem, que vislumbra a construção do conhecimento. A presente pesquisa objetivou investigar as práticas avaliativas de nove docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Campus Murici – AL. Consideramos o estudo dessa temática necessária, levando em conta a importância da avaliação como elemento norteador do processo de ensino e aprendizagem e as especificidades existentes da Educação Profissional e Tecnológica. Desse modo, esta pesquisa qualitativa buscou refletir sobre o processo de avaliação na Educação Profissional e Tecnológica, comtemplando a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem concebendo circunstâncias para que se promova uma educação de qualidade. Para tanto se fez necessário, identificar as concepções de avaliação que nortearam a prática educativa, e verificar os principais instrumentos de avaliação. Destacamos que para o desenvolvimento desta pesquisa buscamos aporte teórico nos estudos de Luckesi (1995 - 2011), Hadji (2001), Haydt (2011), Hoffmann (2001), Kenski (2007), Libâneo (1994 - 2007), dentre outros. Com os resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se constatar a relevância da reflexão sobre o processo de avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica na prática docente, através da adoção de diversos instrumentos avaliativos que serviram como elementos norteadores do processo de aprendizagem do aluno e por sua vez, identificando as possibilidades e necessidades dos alunos da educação profissional que irão se inserir no mercado de trabalho.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS