Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Ricardo Laurentino Oliveira da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desafios para o ensino de biologia: uma proposta de sequência didática sobre escorpiões para o ensino médio
    (2025-03-15) Silva, Ricardo Laurentino Oliveira da; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016; Ataíde, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276
    A educação escolar no Brasil está em processo de mudanças significativas em relação ao ensino. Essas mudanças se baseiam na necessidade de tornar o ensino mais dinâmico e que atenda as demandas da sociedade, que da mesma forma, está mais dinâmica exigindo uma maior gama de habilidades dos jovens em formação inseridos nesta. Em observação a essa necessidade inclusive oriunda das atualizações do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), versam para que esses objetivos sejam alcançados o ensino deve colocar o aluno como protagonista e considerar suas escolhas, nesse caso tendo um direcionamento metodológico educacional construtivista. Nesse contexto, as metodologias ativas são ferramentas fundamentais no auxílio ao professor em planejar suas práticas pedagógicas elaborando atividades contextualizadas com o ambiente real e não apenas engessadas em um arquétipo conteudista. Então, para essa finalidade este trabalho conclusão de curso objetivou o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática com o tema escorpiões, que pode ser aplicada a alunos do ensino médio. Para esse desenvolvimento foi utilizado o conhecimento a partir de livros, artigos e manuais, bem como o conhecimento prévio praticado durante o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas IFAL.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS