Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Marta dos Santos Ferreira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Teste Cloze compreensão de dígrafos com estudantes do 6º ano e da EJA: um estudo comparativo
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Santos, Jéssica Oliveira dos; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441
    O presente trabalho visa analisar o processo de aquisição da linguagem escrita de estudantes do 6 ano e da Educação de Jovens e Adultos, por meio de um estudo comparativo. A partir das teorias da aquisição da linguagem pelos vieses da Psicologia Behaviorista, Epistemologia genética e interacionismo, bem como a aquisição da linguagem pela Linguística, com gerativismo e Conexionismo. Além disso, utilizou-se teorias da aquisição da escrita por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1991). Através do método hipotético-dedutivo, e a pesquisa do tipo descritiva, utilizou-se o teste Cloze de compreensão; para a realização dessa técnica, visando analisar os conhecimentos prévios dos estudantes, recorremos ao conteúdo correspondente a sua série escolar, sendo este, dígrafos consonantais. A partir da seguinte investigação é possível traçar estratégias pedagógicas e comportamentais pautadas em dados diversificados, tendo em vista a perspectiva sociocultural que abrange os dois grupos observados, sendo eles, de faixa etária totalmente distinta, fator determinante para a análise de dados. Os resultados mostram significativas lacunas no processo de aquisição da escrita dos alunos que cursam o ensino fundamental II, que revelam desafios, enquanto os alunos da EJA, que apresentam processo educacional fragmentado, obtiveram resultados satisfatórios na compreensão dos dígrafos. Pode-se explicar tais resultados através das características essenciais do aprendizado, pois, ele acarreta vários processos do desenvolvimento internamente, os quais, funcionam apenas quando o indivíduo interage com seu ambiente de convívio, sendo assim, o estudo comparativo permite averiguar o nível de percepção de acordo com as vivências de cada grupo estudado. Essas percepções são processos mentais, segundo a teoria sociocultural de Vygotsky, fazendo parte da formação do pensamento humano. Assim os processos de internalização influenciam na formação dos conceitos científicos desenvolvidos na escola, ou seja, há saberes que os indivíduos aprendem antes mesmo de frequentar a escola. Por fim, é através de diferentes correntes teóricas que se observa concepções distintas no processo de aquisição da linguagem escrita.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS