Navegando por Autor "Silva, Mariana Barboza da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Rotação por estações como metodologia ativa para compreensão das etapas de tratamento de água no ensino de química(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-02-23) Silva, Mariana Barboza da; Rocha, Marcos Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3354578438246936; Rocha, Marcos Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3354578438246936; Cardoso, SÍlvia Helena; https://orcid.org/0000-0002-8038-2007; http://lattes.cnpq.br/8742458765678524; Gomes, José Leandro Costa; http://lattes.cnpq.br/9187806273217470No cenário pandêmico mundial a educação necessitou explorar novas metodologias de ensino que dessem continuidade as aulas ministradas em meio a pandemia e também a exploração de novos tópicos que relacionassem o aluno ao mesmo cenário. O objetivo desta pesquisa consistiu na elaboração de uma sequência didática utilizando a rotação por estações para auxiliar o processo de aprendizagem na temática de etapas no tratamento de água, com alunos do ensino médio. O procedimento metodológico da pesquisa se trata de uma abordagem qualitativa, feita através de uma pesquisa com 23 alunos do primeiro ano do ensino médio que participaram voluntariamente deste trabalho. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um questionário composto de 21 perguntas objetivas e subjetivas. O espaço da sala de aula foi dividido em quatro estações com atividades diferentes; os alunos se separaram em grupos e tiveram 20 minutos para realizar cada atividade. Entre as atividades se encontraram: o caça palavras, jogo virtual, leitura sobre ciências, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA) e a experimentação. Após o tempo cronometrado, os grupos rotacionavam simultaneamente para as demais estações. O trabalho também avaliou a participação e os sentimentos expressados pelos estudantes. Análise e avalição da participação e do questionário, foram ferramentas primordiais para os resultados obtidos na pesquisa, e mostraram que recorrer a metodologias ativas é importante para motivar, estigar, mediar e para trazer responsabilidade ao indivíduo no processo de ensino aprendizagem. Os resultados evidenciaram o quanto a pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2, potencializou desigualdades e dificuldades relacionadas à acessibilidade ao ambiente escolar, como, por exemplo: a desmotivação para o ensino remoto, inacessibilidade aos meios digitais, desemprego dos responsáveis (obrigando alguns a ajudarem na renda familiar). Estes foram fortes agravantes para evasão escolar durantes os anos de 2020 a 2021.