Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Juliana Lima"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O processo de ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos
    (2025-02-13) Silva, Juliana Lima; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Varela, Simone; http://lattes.cnpq.br/8249879413860593; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167
    Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar as metodologias utilizadas para o ensino da química que favoreça a aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca responder o problema de pesquisa: quais metodologias os professores de química utilizam para a aprendizagem dos estudantes em EJA? Tem como objetivo geral melhorar a qualidade do ensino do estudante da EJA através do foco em metodologias que utilizem o cotidiano para contextualizar a disciplina de química de forma a levar o estudantes da EJA ao entendimento da disciplina de química de forma clara. Esse trabalho tem como metodologia a pesquisa bibliográfica. Tendo caráter qualitativo, foram realizados levantamento dos textos que serviram de dados para a pesquisa bibliográfica, com filtros na pesquisa: acesso aberto, artigo, período de 2019 a 2024, produções nacionais. Os resultados mostram que o ensino de química na EJA enfrenta desafios específicos, dada a diversidade de experiências e necessidades dos alunos. A abordagem tradicional mostra-se ineficaz para esse público. As metodologias ativas, contextualizadas e dialógicas, que valorizam os saberes prévios dos estudantes e conectam o conteúdo químico ao seu cotidiano, demonstram ser mais promissoras. Destaca-se a importância da formação de professores, enfatizando a necessidade de prepará-los para lidar com as particularidades desse público e para utilizar metodologias inovadoras e inclusivas, valorizando o diálogo e o apontando como estratégia eficaz para tornar o ensino de química mais significativo e engajador para os estudantes da EJA.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS