Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Jaelson Espedito da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ser regional: construções de sentidos em letras de canções de Mago Véio
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-11) Batista, Daniele Ferreira; Santos, Odair Jose Silva dos; http://lattes.cnpq.br/0102447684156796; Antonio, Leonardo Siqueira; http://lattes.cnpq.br/0312858372080043; Freitas, Anna Flávia Lenz; http://lattes.cnpq.br/3999423293399198
    Este trabalho investiga as construções de sentido com marcas de regionalidades, cristalizadas por meio de usos da língua materna e, de um modo específico, nas letras das canções de um compositor arapiraquense: o Mago Véio. Dessa forma, desenvolveu-se esta pesquisa qualitativa, com base nos pressupostos teóricos de Silva (2011), que discorre sobre a construção da identidade; as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), as quais orientam as competências e habilidades a serem contempladas na Educação Básica; as contribuições da música à representatividade cultural, segundo a perspectiva defendida por Bréscia (2003) e a relação entre a língua e a variação geográfica de acordo com Bagno (2017). Objetiva-se, neste trabalho, prioritariamente: (1) analisar de que modo as letras das canções expressam as regionalidades e, ainda, (2) discutir os efeitos de sentidos propiciados pelos vocábulos regionais empregados nas letras das canções. O gesto de análise realizado permite pontuar que alguns vocábulos do dialeto nordestino são de suma importância para a construção de sentidos dos textos que foram objetos de estudo deste trabalho e, também, possibilitam destacar a valorização da cultura e variedade linguística diatópica em salas de aula da Educação Básica.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS