Navegando por Autor "Silva, Gabriela Luzia Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Fala, Ifal! “a sua webradio em educação profissional”(2020-07-22) Silva, Gabriela Luzia Rodrigues; Gaia, Rossana Viana; orcid logo https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Gaia , Rossana Viana; https://orcid.org/0000-0001-7592-1881; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693; Santos, Magnólia Rejane Andrade dos; http://lattes.cnpq.br/3403467342603520; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317A educomunicação é um campo de estudos na interface das áreas educação e comunicação e que visa promover planejamento e execução de processos comunicativos no ambiente escolar com maior democratização e menor hierarquia. No Brasil, a sistematização do campo se amplia a partir do século XXI com propostas em ambientes formais e não-formais de ensino. O presente estudo é uma pesquisa- ação, do tipo aplicada, que resultou na implantação de uma mídia educomunicativa no âmbito do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió: a webradio (ou rádio online) "Fala, Ifal!", uma proposta pioneira de produto educacional prático e inovador por divulgar produções da comunidade acadêmica através de arquivos de áudio (podcasts) gravados e disponibilizados em um ambiente virtual (YouTube). O objetivo da webradio é ampliar as comunicações sobre iniciativas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos principalmente por alunos e professores do Instituto, com maior grau de participação dos autores, e propaga-las para os públicos externo e interno da Instituição. O produto apresenta-se como uma nova mídia de comunicação do Ifal associada à página virtual (site) institucional Campus Maceió, acessível a produtores e consumidores do conteúdo, cuja bate temática relaciona-se à Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados da pesquisa-ação que e da revisão de literatura que deram as bases à este trabalho indicaram temas relevantes para a circulação de conhecimento entre professores, alunos, técnicos e também entre públicos externos interessados em conteúdo consistente sobre educação profissionalizante, ciência, cultura e tecnologia, a partir do acesso a um ambiente além-fronteiras da Internet.