Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Daniela dos Santos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os desafios do ensino de Língua Portuguesa na Educação Profisssional: uma proposta de pesquisa ação
    (2021) Silva, Daniela dos Santos; Paiva, Monikely de Oliveira Silva; Paiva, Monikely de Oliveira Silva
    A realização desta pesquisa se deve a necessidade de estabelecer uma relação entre a prática pedagógica do professor e a forma pela qual acontece o processo de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento e a formação do aluno, com o objetivo de levantar algumas questões sobre o ensino de língua portuguesa e a função social do professor da escola nos cursos profissionalizantes subsequentes ao Ensino Médio. Sabemos que a língua portuguesa está presente no currículo escolar de todas as escolas e é um dos conteúdos mais importantes para a formação do aluno, visto que, detém de uma enorme carga horária; porém nos cursos subsequentes não ocorre bem assim. A disciplina é colocada como Português Instrumental (eixo técnico) e distribuída em uma carga horária de 60h a 80h, durante o primeiro período de cada curso. O referido trabalho objetiva contribuir com uma reflexão sobre a proposta de ensino de Língua Portuguesa (LP) em uma Escola de Ensino Profissionalizante, a partir da análise de aprendizagem dos alunos concluintes do Ensino Médio e ingressantes ao Ensino Profissional. Optou-se por uma pesquisa-ação, com ênfase qualitativa, e pautada em autores que discutem o ensino de Língua Portuguesa na atualidade. Verificou-se que em linhas gerais, a escola adere em seu programa curricular preestabelecido, as orientações dos documentos oficiais da educação e contribuições da Linguística para o ensino de LP, pois favorece e contempla os objetivos gerais de aprendizagem para o Ensino Profissional, entretanto, convém adotar estratégias que favoreçam, ainda mais, o processo de aprendizagem, visto que, muitos alunos apresentam uma defasagem significativa, principalmente em Língua Portuguesa, acarretando assim, em dificuldades no desenvolvimento de disciplinas específicas dos cursos, como também, e principalmente, para a elaboração do Trabalho de Conclusão (TCC) dos mesmos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS