Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Daniel Oliveira da"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de filosofia na Educação Profissional e Tecnológica: produção de uma história em quadrinhos para o ensino de lógica
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-08) Silva, Daniel Oliveira da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Santos, Janayna Paula Lima de Souza; http://lattes.cnpq.br/1756972365624957; Costa, David Gomes; http://lattes.cnpq.br/5393340009943598
    As histórias em quadrinhos (HQs) têm sido utilizadas como instrumento didático- pedagógico em diferentes áreas do conhecimento. Na Filosofia, no entanto, ainda são pouco utilizadas. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um produto educacional que, no formato de história em quadrinhos, possa contribuir no processo educativo do componente curricular de Filosofia e na formação humana omnilateral na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL. O estudo investigativo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação, cujo instrumento metodológico, inclui o questionário fechado, cujos resultados encontrados possibilitaram uma proposta de HQ para melhor compreensão dos conceitos filosóficos por parte dos discentes nas aulas de filosofia do curso pesquisado e o aperfeiçoamento da prática docente no ensino deste componente curricular.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    HQ Filosófica: a Lógica
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2021-08-06) Silva, Daniel Oliveira da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida
    Esta História em Quadrinhos (HQ), desenvolvida pelo mestrando Daniel Oliveira da Silva, sob orientação do professor doutor Fábio Francisco de Almeida Castilho, é um Produto Educacional (PE) e parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada “O Ensino de Filosofia na Educação Profissional e Tecnológica: produção de uma história em quadrinhos para o ensino de lógica”, do Mestrado Profissional do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL), Campus Avançado Benedito Bentes. A HQ é uma “arte sequencial”, ou seja, uma “forma artística e literária que lida com a disposição de figuras ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia” (EISNER 2005, p. 5). Por esta senda, “os quadrinhos são a forma de comunicação mais instantânea e internacional de todas as formas modernas de contato entre os homens de nosso século” (MOYA, 1977, p. 23). Informamos que em alguns balões existem transcrições literais e paráfrases a obra de Cezar Augusto Mortari1, principal referência de nossa pesquisa para compreensão do ensino de lógica. As citações não estão indicadas ao longo da HQ para não deixar os quadrinhos com demasiada quantidade de textos e informações, situação que poderia tornar a leitura menos atrativa para nosso público alvo. Assim, disponibilizamos a você, professor (a), esta história em quadrinhos, na perspectiva que seja um bom material pedagógico a ser utilizado nas aulas de filosofia. Segundo Resende (2009, p. 126), as histórias em quadrinhos são excelentes materiais pedagógicos para serem aplicados no contexto escolar para a formação do discente, “pois são obras ricas em simbologia – podem ser vistas como objeto de lazer, estudo e investigação. A maneira como as palavras, imagens e as formas são trabalhadas apresenta um convite a aprendizagem”.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de filosofia na educação profissional e tecnológica: produção de uma história em quadrinhos para o ensino de lógica
    (2021-08-06) Silva, Daniel Oliveira da; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Santos, Janayna Paula Lima de Souza; http://lattes.cnpq.br/1756972365624957; Costa, David Gomes; http://lattes.cnpq.br/5393340009943598
    As histórias em quadrinhos (HQs) têm sido utilizadas como instrumento didático-pedagógico em diferentes áreas do conhecimento. Na Filosofia, no entanto, ainda são pouco utilizadas. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um produto educacional que, no formato de história em quadrinhos, possa contribuir no processo educativo do componente curricular de Filosofia e na formação humana omnilateral na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado, no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL. O estudo investigativo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação, cujo instrumento metodológico, inclui o questionário fechado, cujos resultados encontrados possibilitaram uma proposta de HQ para melhor compreensão dos conceitos filosóficos por parte dos discentes nas aulas de filosofia do curso pesquisado e o aperfeiçoamento da prática docente no ensino deste componente curricular.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS