Navegando por Autor "Silva, Aderlania da"
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Item A variação linguística no ensino de língua portuguesa: perspectivas e desafios(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-15) Silva, Aderlania da; Silva, Ana Quitéria Menezes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6438536384857226; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/0841641614487512; Silva, Sílvia Maria daO presente trabalho tem como objetivo apresentar a variação linguística no Ensino de Língua Portuguesa, destacando o preconceito linguístico como um desafio que precisa ser enfrentado no âmbito escolar, em específico nas práticas docentes. Tal objetivo surgiu ao notar que a disciplina de Língua Portuguesa vem sendo trabalhada com enfoque muito marcante em seu viés tradicionalista, fator que centraliza a gramática normativa, tratando-a como se fosse a única forma correta, desprezando, assim, as demais variedades linguísticas, o que vai acarretar o preconceito com relação às demais variedades, que são consideradas e classificadas como erradas perante a norma padrão. Considera-se como um ponto negativo os procedimentos metodológicos desenvolvidos nas aulas de língua portuguesa, o que pode e deve provavelmente vir gerando desinteresse por aprender o que oferta a disciplina mencionada. A partir desses fatos, foram constatados alguns problemas que precisam ser solucionados no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, e com isso vem a pergunta: quais são os desafios enfrentados pelos docentes nas práticas de ensino da língua não padrão nas séries finais do ensino fundamental? Em busca de respostas para esse questionamento, foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica, que é de cunho qualitativo, sendo realizada por meio de procedimentos exclusivamente teóricos. O resultado da pesquisa foi promissor, pois trouxe contribuições positivas e esclarecedoras em relação ao objetivo geral deste trabalho, comprovando que existe de fato interferência do preconceito linguístico no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem do discente e que tais interferências vêm atrapalhando o interesse do sujeito aprendiz.