Navegando por Autor "Santos Júnior, Pedro dos"
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Item As contribuições da residência pedagógica na formação do licenciando em biologia: relato de experiência e reflexões práticas(2025-05-13) Santos Júnior, Pedro dos; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Varela , Simone; http://lattes.cnpq.br/8249879413860593O presente estudo tem por finalidade refletir sobre as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação do licenciando em Biologia, por meio de um relato de experiência, que foi desenvolvido durante o período de 2023/2024. O PRP, uma das ações integrantes da Política Nacional de Formação de Professores, foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura. Por meio dessa política, busca-se promover a imersão dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas na educação básica, fortalecendo o vínculo entre universidade e escola, além de incentivar a pesquisa, a inovação e a qualificação docente para os desafios da sala de aula. A metodologia adotada neste estudo é qualitativa, baseada em uma análise descritiva e reflexiva do relato de experiência, dialogando com referenciais teóricos como Tardif (2014), que discute os saberes docentes, Pimenta e Lima (2006), que abordam a relação entre teoria e prática na formação de professores, Freire (1996) que enfatiza em seus textos uma educação transformadora, além de trazer Larrosa (2002) para dialogar sobre a importância da experiência. Também foram utilizados documentos oficiais, como as diretrizes do MEC e os editais do Programa de Residência Pedagógica, para fundamentar as análises. Os resultados indicam que a residência pedagógica proporcionou uma formação significativa ao oferecer aos licenciandos oportunidades concretas de vivência prática no ambiente escolar, permitindo o desenvolvimento de competências pedagógicas essenciais. Assim, participar da Residência Pedagógica foi uma experiência marcante e decisiva. Ela permitiu experimentar, na prática, a rotina escolar, refletir sobre atuação docente, testar metodologias e aprender com os erros e acertos. Mais do que isso, ajudou a entender que ser professor vai além do conteúdo: é, sobretudo, sobre escuta, empatia, compromisso social e construção coletiva do conhecimento. Portanto, essa experiência reafirma a importância de políticas públicas que priorizem a formação docente e incentivem a inovação na prática pedagógica, preparando profissionais mais qualificados para os desafios da sala de aula.