Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos , Eduardo Lima dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Storytelling como recurso didático para o ensino de oxidação e eletrólise no ensino médio
    (2025-05-28) Santos, Jeane Albuquerque dos; Nogueira, Fred Augusto Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/9784216306395155; Santos , Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Silva, Leonardo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/3401495568705461
    A dificuldade dos estudantes do ensino médio em compreender conteúdos técnicos de química, como os da área de físico-química e eletroquímica, evidencia a necessidade de metodologias didáticas inovadoras que tornem o aprendizado mais acessível e significativo. Diante desse cenário, este trabalho fez uso do storytelling como estratégia didática para o ensino de química, com o objetivo de promover maior engajamento, contextualização, linguagem acessível e retenção do conhecimento. Para isso definiu-se como objetivos específicos analisar a recorrência de conteúdos de físico-química e eletroquímica nas provas do ENEM (2020-2024), desenvolver e aplicar propostas pedagógicas usando as narrativas, e avaliar os impactos dessa metodologia nos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve abordagem qualitativa, quantitativa e exploratória, estruturada em três etapas: análise estatística das questões de química do exame, revisão bibliográfica sobre metodologias ativas e storytelling, e elaboração de uma proposta pedagógica. Foram desenvolvidas duas atividades: “Oxidação das Estátuas” e “Storytelling Pilhas: Descarte Inadequado”, que contextualizam conceitos químicos por meio de narrativas interativas e interdisciplinares. Os resultados revelaram que o uso do recurso narrativo favorece a compreensão dos conteúdos, estimula a participação dos alunos e contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas. A estratégia mostrou-se alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), embora sua implementação ainda enfrente desafios relacionados à formação docente e à infraestrutura escolar. Conclui-se que a proposta narrativa é uma abordagem promissora para o ensino de química, recomendando-se sua aplicação em diferentes contextos educacionais.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS