Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Nicolas Henrique da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os desafios do novo ensino médio: uma proposta pedagógica para o ensino de física moderna
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-02-27) Santos, Nicolas Henrique da Silva; Limeira, Ana Cristina Santos; Silva, Rodrigo Oliveira Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9079269033055248; Silva, Rodrigo Oliveira Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9079269033055248; Ana Cristina; Oliveira, Marcos Henrique Abreu de; http://lattes.cnpq.br/7597524437699021; Claudino, Elder de Souza; http://lattes.cnpq.br/4002114603054127
    O presente artigo visa propor uma Sequência de Ensino Investigativa – SEI para o ensino de Física Moderna na primeira série do ensino médio com base na Lei 13.415 conhecida como o Novo Ensino Médio, tendo como ponto de partida o estudo dos normativos educacionais nacional e estadual. No primeiro momento, esse estudo possibilitou compreender a organização do currículo e as propostas pedagógicas do ensino médio, sendo visto os desafios para a sua implementação no espaço de ensino. No segundo momento, levantamento do programa educacional desenvolvido para atender essa política e estudo das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do Referencial Curricular Alagoano – ReCAL, a fim de compreender a organização curricular da Física e os Itinerários Formativos. Por último a elaboração da proposta pedagógica para o ensino de Física Moderna a partir do estudo da luz. A partir desta pesquisa, esperamos contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em Física; sirva de motivação para os docentes buscarem métodos que consigam implementar as propostas do Novo Ensino Médio em sua rede de ensino; e para um (re)pensar sobre o currículo de Física no âmbito das discussões sobre as dimensões da formação na educação básica, compreender a formação do ponto de vista do sujeito em sua trajetória escolar.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS