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    O lugar da mulher no mundo do trabalho: reflexões sobre gênero
    (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2022-07-05) Santos, Lindinalva da Silva; Gomes, Jarbas Mauricio
    O produto educacional (PE) "O lugar da mulher no mundo do trabalho: reflexões sobre gênero" caracteriza-se como um material didático-instrucional que trata da organização de exposições escolares no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Alagoas (ProfEPT/Ifal), o PE contém uma proposta de prática educativa voltada ao ensino de temáticas pertinentes à formação profissional e que não estão contempladas no currículo escolar dos cursos técnicos de nível médio. O tema abordado é a relação entre gênero e trabalho, temática nem sempre considerada relevante para a formação de profissionais técnicos de nível médio, seja em cursos ofertados na forma integrada, o Ensino Médio Integrado (EMI), seja na forma de cursos subsequentes. De modo mais específico, o PE olha para o lugar da mulher no mundo do trabalho, tema que tem galgado espaço nos debates acadêmicos sobre o mundo do trabalho e sobre a organização social, política e econômica. A escolha da temática resulta da dissertação "A presença da temática gênero na formação do profissional técnico de nível médio" que, defendida por Lindinalva da Silva Santos sob a orientação de Jarbas Mauricio Gomes, investigou a partir de uma pesquisa exploratória de natureza qualiquantitativa a presença dos temas relativos à gênero na práxis de ensino em cursos de EPT de um Campus do Instituto Federal de Alagoas situado na região metropolitana de Maceió. Embora em sua gênese o PE seja destinado aos educadores que atuam na EPT, sejam eles servidores técnicos administrativos da educação ou docentes, isso não impede ou restringe a sua adaptação e replicação para outros níveis e modalidades de ensino e, até mesmo a partir de outras temáticas. Espera-se que a proposta de trabalho apresentada sirva de instrumento e inspiração para educadores que atuam nos mais diferentes níveis e modalidades de ensino; em especial para aqueles que pensam a EPT e o trabalho educativo desenvolvido no interior dos Institutos Federais como uma prática de liberdade e de emancipação, tendo como princípios suleadores da formação das novas gerações a formação humana e a formação para o mundo trabalho.
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    A presença da temática gênero na formação do profissional técnico de nível médio
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Santos, Lindinalva da Silva; Gomes, Jarbas Mauricio; http://lattes.cnpq.br/1959212367762345; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Tavares, Elen Machado; http://lattes.cnpq.br/1224606095213148
    A pesquisa tem como objetivo investigar a presença do tema gênero na formação profissional técnica de nível médio em dois cursos de um Campus do Instituto Federal de Alagoas. O trabalho que tem como sujeitos da investigação os servidores docentes e técnicos administrativos do Campus e os estudantes do terceiro período de dois cursos Técnicos Subsequentes, caracteriza- se como um estudo de natureza qualitativa do tipo Pesquisa-ação com cunho colaborativo. Na primeira etapa, a coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado aos servidores docentes e técnicos administrativos do Campus com o objetivo de identificar a percepção desses sujeitos acerca do conceito de gênero, da existência de situações referentes à temática e da necessidade ou não do ensino dos conteúdos relacionados às questões de gênero nos cursos técnicos subsequentes em que atuam. A segunda etapa do estudo, que passou a envolver os estudantes pela realização de encontros dialógicos com a pesquisadora (rodas de conversas) para discutir sobre a temática, foi acompanhada do desenvolvimento de um Produto Educacional que objetiva promover espaços para o diálogo e o debate sobre as questões de gênero e trabalho no interior do Campus, dado que a temática não faz parte dos conteúdos previstos nos componentes curriculares dos referidos Cursos Técnicos Subsequentes. Ao inserir o debate e o estudo sobre a reprodução das questões de gênero no cotidiano do Campus, foi estruturado um Guia para Exposição que coloca em tela as problemáticas de gênero vivenciadas pelos estudantes, na escola e no mundo do trabalho, que sensibilize a comunidade local, crie ambientes mais saudáveis de convivência e ensino-aprendizagem e sirva como modelo de atividade educativa que possa ser realizada por servidores técnicos administrativos ou docentes, mediante iniciativas isoladas ou projetos de ensino, em diferentes unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Produto Educacional, na forma de Guia para Exposição, fundamentada em uma perspectiva educativa e pedagógica pautada na dialogicidade e que valoriza experiências e saberes de estudantes, técnicos administrativos e docentes, busca construir um espaço a partir do qual situações-problema coletadas durante as rodas de conversas sirvam de ponto de partida para práticas educativas e atitudinais que deem visibilidade ao problema da reprodução das relações de gênero e, em especial, contribuam para a diminuição e a superação das desigualdades de gênero e apresentem as possibilidades de inserção social e o potencial intelectual e produtivo da mulher.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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