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Navegando por Autor "Santos, Jadson Ursulino dos"

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    Comparação entre diagramas de interação de resistências para verificação de pilares submetidos à flexão composta reta utilizando os diagramas parábola retângulo e o retangular simplificado
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-11-21) Santos, Jadson Ursulino dos; Dantas, Vinicius; http://lattes.cnpq.br/6043085975649062; Machado, Alexandre Cunha; http://lattes.cnpq.br/2428024851515021; Lima, Edja Laurindo de
    No presente trabalho, versa sobre a comparação entre os diagramas de interação para pilares submetidos à flexão composta reta, utilizando os dois métodos de análise permitidos pela NBR 6118:2014, que são diagrama parábola-retângulo e o diagrama retangular simplificado. Para isso, foi desenvolvido um algoritmo no Mathcad prime 7, para verificação de pilares retangular com armadura distribuída de forma simétrica ao longo das faces, já a confiabilidade do algoritmo foi testada pelo software TQS (versão 22.12) estudante, onde foram comparados os diagramas de interação. Para esse fim, utilizou o diagrama parábola retângulo é o que o TQS usa. Adotou-se uma seção constante com armadura simétrica, variou-se a classes de resistência do concreto de C20 à C50 MPa e o domínio de deformação entre os domínios 1, 3/4 (entre o fim do domínio 3 e o início do domínio 4) e 5. Em comparação com programa profissional mostra que os resultados são muitos próximos. O mesmo estudo citado anteriormente foi utilizado para obter os resultados da comparação entre os diagramas de interação, já mencionado aqui no início do resumo, o que mudaram foram os momentos resistentes analisados nas duas direções, em torno do eixo x de maior inércia e do eixo y de menor inércia e variou-se os domínios de deformação entre 3, 4, 4a e 5. Os resultados mostraram que o diagrama retangular gera momento maior, comparado com os resultados obtidos com o uso do diagrama parábola-retângulo, as diferenças entre eles foram máximas 11,38% no início do domínio 5 para os dados estudado, o que justifica a permissão da utilização do diagrama retangular por várias normas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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