Navegando por Autor "Santos, Henrique da Silva"
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Item O que sabemos sobre a governança ambiental em áreas protegidas? : Tendências e direcionamentos(2023-07-27) Santos, Henrique da Silva; Romero, Renato de Mei; http://lattes.cnpq.br/9857771457585862; Schiavetti, Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7401911259032572; Melo, Joabe Gomes de; http://lattes.cnpq.br/5180399418500159A governança ambiental pode ser definida como a interação entre estruturas, processos e tradições que determinam como o poder e as responsabilidades são exercidas pelos atores interessados, para isso podem ser utilizados diversos instrumentos de governança. O seu uso tem crescido nos últimos anos, em especial, nas áreas protegidas. Neste trabalho, o nosso objetivo foi analisar os artigos indexados em duas bases de dados – Web of Science e Scopus – sobre a governança ambiental em áreas protegidas, dispondo-se estabelecer um panorama dos estudos a nível mundial. Para isso, a cienciometria, metodologia ligada às métricas, pode traçar os avanços científicos ao longo do tempo. Os dados foram processados nos softwares RStudio e Excel. Também foram elaborados mapas cloropléticos no programa QGIS 3.22.16. O estudo está dividido em: revisão de literatura; desenho do estudo, coleta, análise, visualização e interpretação dos dados. O intervalo de tempo da pesquisa foi de 1999-2022. Como resultado, 768 artigos foram localizados nas duas bases de dados, distribuídos em 222 periódicos, sendo realizados por 2555 autores. EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, Brasil, México e Indonésia foram os países que mais se destacaram na produção científica. Como era esperado, a maior parte dos estudos está dentro das categorias governança e metodológica. Os resultados supracitados indicam que o uso da análise cienciométrica, se mostrou importante na identificação e monitoramento das pesquisas sobre governança ambiental em áreas protegidas. A avaliação dos conhecimentos produzidos é uma necessidade para todos os setores que fazem pesquisas, pois pode-se inferir sobre novas áreas de investigação, como também determinar e apontar para as lacunas no conhecimento.