Navegando por Autor "Santos, Heloisa da Rocha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Pedagogia dos multiletramentos: trabalhando o gênero publicitário com o uso do aplicativo canva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-01) Santos, Ediluce Calado dos; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Lima, Josenice Cláudia Moura de; https://orcid.org/0000-0002-6668-2097; http://lattes.cnpq.br/6932416698842297A tecnologia está muito presente em nosso cotidiano, sobretudo, no dos adolescentes e jovens. Eles passam horas e horas imersos no ciberespaço por meio de seus Smartphones, no entanto, a escola ainda tende a ignorar essa realidade. Partimos da premissa de que o uso de aplicativos através de atividades com os gêneros textuais pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, porém, compreendemos que apenas a teoria de gêneros textuais não dá conta das necessidades do ensino de línguas. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo ensinar a língua portuguesa sob o viés dos multiletramentos por meio de atividades com o gênero anúncio publicitário e o uso de tecnologia móvel, através do aplicativo Canva. Apoiamo-nos teoricamente na Pedagogia dos multiletramentos e na do gênero anúncio publicitário. O método do estudo é qualitativo, cuja investigação se insere no estudo de caso. O processo de coleta e geração de dados se deu por meio de produções de anúncios publicitários sociais e conversa informal por WhatsApp. A análise de dados foi dividida em duas seções: a primeira com a análise de produções de anúncios publicitários em grupo com o tema “bullying” baseadas nas características do gênero anúncio publicitário e a segunda com temáticas sociais que foram escolhidas pelos alunos realizadas individualmente, com base na Pedagogia dos Multiletramentos. Diante dos resultados, pode-se compreender que é possível usar o celular como ferramenta de auxílio para ensino-aprendizagem e de ensinar a Língua Portuguesa sob o viés dos multiletramentos, pois essa perspectiva teórica contribui para que os estudantes reflitam sobre os problemas sociais em seu meio de convívio e para que tenham protagonismo. Compreendemos ainda, que o resultado mais importante em todo o processo foi a nossa transformação como docentes de Língua Portuguesa, visto que, inicialmente, tivemos dificuldade para entender a Pedagogia dos Multiletramentos.