Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, George Marcelo Costa dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Programa de reidência pedagógica e formação docente em tempos de pandemia: relato de experiência de um residente do Instituto Federal de Alagoas
    (2024-11-22) Santos, George Marcelo Costa dos; Marinho, Ângela Cristina Pereira Barros; http://lattes.cnpq.br/2502932180722960; Bezerra, Danielle Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2898315857629924; Nova, Márcio Cavalcante Vila; http://lattes.cnpq.br/3455510377301794
    O presente trabalho apresenta um Relato de Experiência de um licenciando em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Maceió, resultante da participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP), edição 2020/2022, durante a Pandemia de Covid -19, e de sua reflexão sobre a importância do Programa para a formação docente. Esse fato tornou essa edição do Programa de Residência Pedagógica diferenciada e única, uma vez que, em todas as etapas de seu curso, houve a necessidade de adaptações, com ações meticulosamente pensadas e trabalhadas, a fim de que todos os objetivos do Programa fossem atingidos, garantindo a segurança de todos os envolvidos. Assim, este trabalho justifica-se, uma vez que contribui com a reflexão da importância do PRP no processo de formação docente, durante o difícil período de pandemia. O percurso metodológico iniciou-se por meio de estudos sobre a imersão dos residentes no PRP. A observação participativa do residente foi realizada na escola-campo, em turmas de diferentes Cursos Integrados. A dinâmica da pesquisa baseou-se nas observações do autor como um dos residentes bolsistas, no cotidiano vivenciado durante todas as atividades de estruturação/organização e das regências virtuais e presenciais, que foram registradas no perfil Padlet do residente. Na sequência, o autor realizou a imersão, momento importante e crucial, caracterizado pelo planejamento de aulas e regência em sala de aula. As atividades foram consideradas satisfatórias e contribuíram significativamente para a formação inicial dos licenciandos, assegurando a importante relação entre teoria e prática.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS