Navegando por Autor "Santos, Bruna Carla dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Planejando o ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia: reinvenções da docência(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-24) Santos, Bruna Carla dos; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603; Macedo, Maria do Socorro Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1892888922964842; Lima, Álisson Hudson VerasEsta pesquisa apresenta uma investigação sobre o planejamento para o Ensino de Língua Portuguesa (ELP) em período de pandemia, atentando-se para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e suas respectivas peculiaridades. Toda a discussão está pautada no elemento norteador que organiza os processos de ensino e aprendizagem escolar, levando ao alcance de metas estipuladas. Tal estudo desenvolveu-se a partir da vivência de docentes em uma situação atípica, a pandemia da COVID-19, e desse modo, foi feita uma exploração dos recursos/ferramentas que foram contemplados no planejamento didático mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), durante o ERE. A investigação foi realizada com docentes de Língua Portuguesa dos municípios de Girau do Ponciano e Arapiraca, atuantes em escolas municipais, estaduais e no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A abordagem metodológica, está centrada na pesquisa qualitativa, configurando-se, a princípio, em um estudo de caso e para a coleta de dados, fez-se uso de entrevista semiestruturada e questionário semiaberto, os quais foram aplicados somente a docentes, no entanto, em razão da ausência de informações concluintes para o estudo, foi necessário ampliar o estudo de caso para uma revisão integrativa. Dentre as análises de estudos os autores que foram base para este estudo foram De Lacerda e Junior (2021), Mesquita e Mandú (2020) Morais (2020) e Rodrigues (2021), em razão de serem estudos mais recentes. Os resultados das coletas evidenciaram reinvenções docentes para o acontecimento de aulas remotas. Mostrou-se a necessidade das formações continuadas para os professores da educação básica, com vista ao enfrentamento de diferentes realidades que possam vir a surgir. Foram relatadas as dificuldades enfrentadas por docentes e alunos, e as noções de planejamento, enquanto instrumento presente no cotidiano escolar. Os resultados sinalizam que os docentes foram surpreendidos com o ensino remoto, pois não estavam preparados para esse tipo de evento. Entretanto, para lidar com essa situação, os docentes procuraram diferentes ferramentas para que fossem mantidos os processos de ensino e aprendizagem no período da pandemia.