Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Amanda da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Percepções docentes sobre o uso de recursos digitais: um estudo com professores dos cursos de licenciatura do IFAL-Campus Maceió
    (2025-05-13) Santos, Amanda da Silva; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Calazans, Fábio Maurício de Bomfim
    O objetivo geral deste estudo é investigar como os recursos digitais vêm sendo utilizados na prática docente no Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, a partir dos objetivos específicos que busca compreender as percepções dos professores sobre o potencial pedagógico dessas ferramentas, bem como identificar os principais desafios enfrentados em sua integração ao processo de ensino-aprendizagem. Para dialogar com este trabalho trazemos autores como Freire (1996), Andrade (2011), Kenski (1997), Moran (2007-2015), Valente (2019), Caetano (2015), Larrosa (2002) dentre outros, que nos ajudam a entender a temática. O trabalho compreende que a tecnologia tem se tornado um elemento indispensável na educação contemporânea, especialmente após a pandemia da COVID-19, que impulsionou o ensino remoto e exigiu dos docentes novas competências digitais. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa teve caráter quanti-qualitativo e utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado via Google Forms. Além disso, realizamos a leitura e análise do Plano Político-Pedagógico Institucional (PPPI) do IFAL e dos Projetos Pedagógicos dos cursos (PPC) de Licenciatura ofertados. A partir das reflexões sobre o uso de recursos digitais na prática docente dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - campus Maceió, os resultados apontam que, embora os recursos digitais como plataformas educacionais e aplicativos interativos estejam sendo inseridos no contexto educacional dos cursos de licenciaturas do IFAL-campus Maceió, ainda há limitações relacionadas à infraestrutura, à formação docente e à adaptação metodológica. Portanto, para que o uso dessas ferramentas digitais seja significativo, é necessário investir na formação continuada dos professores, na valorização de uma prática pedagógica crítica e na infraestrutura tecnológica.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS