Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Redifal
Sobre
  • Apresentação
  • Política
  • Como Publicar
  • Contato
  • Português do Brasil
  • Español
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rodrigues, Ariane dos Santos Leite"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Literatura de cordel: um estudo sobre a variação linguística
    (2021) Rodrigues, Ariane dos Santos Leite; Bezerra, Selma Silva; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Dias, Marcos Antônio de Araújo de; Oliveira, Cristiano Lessa de; Lins, Neilton Farias
    Este trabalho relata o projeto “Literatura de Cordel nas Ondas da Leitura”, tendo como público alvo a 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor João Valeriano de Oliveira, em Penedo – AL. Onde buscou-se ampliar os repertórios textuais dos alunos no que se refere ao Cordel; aplicar os conhecimentos sobre literatura de cordel aos temas sugeridos, através da interdisciplinaridade. Utilizando com justificativa que a literatura de cordel é um dos temas mais abrangentes para se trabalhar em sala de aula. Por ser uma manifestação cultural com diversas ligações históricas, o (a) professor (a) poderá aplicar toda interdisciplinaridade do tema, associando a pesquisa à arte, literatura, língua portuguesa e gramática e história do Brasil. A metodologia adotada basea-se em revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e realização de atividades de intervenção, como aplicação de exercícios, Aulas expositivas via Google Meet, estudo dirigido, estudo de texto, onde foi proposto uma análise do cordel em sua variação e o preconceito linguístico em sala de aula de língua portuguesa, observando aspectos do processo de construção do ensino aprendizagem relacionada aos conceitos e a prática de ensino, visto diante da posição do professor de linguagem. Foi apresentado com brevidade sobre o histórico, as suas manifestações nacionais, alguns autores e um debate sobre o preconceito linguístico enfrentado pela literatura cordelística, bem como a utilização da Literatura de Cordel no processo ensino aprendizagem, durante todo o desenvolvimento do projeto. Como resultado, se torna evidente que os conceitos considerados funcionam como instrumento eficiente para a organização dos resultados estabelecidos, recorrer a esse gênero literário, no momento de isolamento social, foi o melhor caminho encontrado pela professora para conseguir retomar o engajamento dos alunos, apresentando uma visão da produção do cordel e do preconceito linguístico nas aulas de língua portuguesa. As informações oriundas dos procedimentos e coletas de dados permitiram atender aos princípios, contando com levantamento de informações e a participação de professores e alunos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

  • Configurações de Cookies
  • Enviar uma Sugestão

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS