Navegando por Autor "Pereira, Simone Moreira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Foco na leitura: abordando a língua portuguesa através dos textos(2021) Parente, Juliana Araújo; Francisco, Kleyse Galdino; Francisco, Kleyse Galdino; Silva, Lia Nara Figueiredo da; Santos, WelingthonO ato de ler, escrever, produzir e interpretar textos é fundamental para que os alunos tenham bom desempenho nas principais provas avaliativas do Brasil. Tais avaliações são elaboradas fazendo uso de descritores de competência, que são voltados para análise de textos. A realidade tem demonstrado que são muitos alunos que vão á escola sem, contudo, apropriarem-se completamente da leitura, da escrita, da produção e interpretação textual. Dessarte são fundamentais práticas de ensino voltadas para os estudos dos textos, identificando as principais dificuldades encontradas pelos alunos diante de questões que envolvem a interpretação textual, objetivando prepará-los para obterem um bom desempenho nas principais provas nacionais, além de prepará-los para a vida pessoal e profissional. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Professor Douglas Apratto Tenório, localizada na cidade de Penedo Alagoas. Foi feita entrevista com a professora da turma, aplicação de questionário socioeconômico com os alunos, aplicação da prova diagnóstica 1, desenvolvimento das atividades, aplicação da prova diagnóstica 2 e por fim aplicação de pesquisa de satisfação. Os resultados mostraram que os alunos tinham muita dificuldade na análise de textos e após a intervenção com as atividades esses resultados tornaram-se satisfatórios.Item Letramento ambiental: proposta interdisciplinar para abordar o descarte irregular de resíduos sólidos através de gêneros textuais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-26) Pereira, Simone Moreira; Francisco, Kleyse Galdino; Francisco, Kleyse Galdino; Soares, Tiago Ferreira; Lima, Maira Egito Alves de; Silva, Aguimário PimentelEste artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática com interdisciplinaridade entre as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa, a partir do tema “descarte irregular de resíduos sólidos". Acredita-se que importa discutir a implementação de atividades de educação em meio ambiente de maneira interdisciplinar e lúdica. O uso da leitura e da produção de textos em contextos de prática social, entendido como letramento, no contexto de educação ambiental deve ser entendido como um trabalho de letramento ambiental. O gênero textual fábula serve como estímulo para a discussão de temas de todas as ordens, especialmente as ambientais e sua ludicidade inerente permite a aplicação, reaplicação e implementação ordenada de atividades em direção à sala de aula.