Navegando por Autor "Pereira, Renata Imaculada Soares"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item ChatGPT e Educação: um estudo da utilização pelos professores dos espaços inovadores do ifal.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-02) Rosas, Victor Brunno Dantas de Souza; Dias Júnior, Maurício Vieira; http://lattes.cnpq.br/7559926762884507; Ferro, Márcio Robério da Costa; http://lattes.cnpq.br/2480382178623363; Pereira, Renata Imaculada Soares; http://lattes.cnpq.br/2890029245911291Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios e benefícios da utilização da IA generativa ChatGPT pelos instrutores dos cursos dos espaços Makers do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, compostos pelos Espaços 4.0, COLAB e IFMakers. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quanli-quanti por meio de um questionário elaborado no Google Forms, aplicado a instrutores dos espaços inovadores do IFAL. O questionário continha questões de caracterização dos participantes e perguntas sobre a utilização, opiniões e percepções em relação à ferramenta da IA na educação. Os resultados foram apresentados de forma gráfica e revelaram insights sobre a percepção dos professores em relação a IA generativa da OPEN AI, seu potencial uso em sala de aula e preocupações éticas e de aprendizagem. Além disso, foi demonstrado se é possível identificar a utilização de IA para a construção de um texto citando alguns exemplos já existentes e outros que podem ser implementados.Item Desenvolvimento de sistema IoT para monitorar vagas em estacionamentos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-15) Leandro, José Henrique Sousa; Pereira, Renata Imaculada Soares; http://lattes.cnpq.br/2890029245911291; Tenório, Fernando Antonio Guimarães; http://lattes.cnpq.br/0678507623542382; Jucá, Sandro César Silveira; http://lattes.cnpq.br/0543232182796499O objetivo deste trabalho é trazer informações sobre uma solução digital para organizar um estacionamento fechado, com o intuito de desenvolver uma aplicação que facilite o processo de estacionamento de um veículo, utilizando a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), entre outras ferramentas tecnológicas. O sistema IoT proposto permite monitorar a disponibilidade de vagas em um estacionamento para o cliente, trazendo praticidade na hora de procurá-las, promovendo segurança para o usuário, já que ele consegue ver se o veículo ainda está estacionado ou não, e credibilidade para a contratante do aplicativo, por oferecer todos esses serviços. Utilizando conhecimentos em linguagem de programação para o desenvolvimento do sistema e da Application Programming Interface (API), o sistema embarcado comunica-se com um banco de dados, traduzindo-as para que o objetivo principal do sistema seja alcançado, sendo assim, cada informação passada por essas tecnologias deve ser tratada com cuidado, pois está sob a responsabilidade do sistema passar a informação precisa para o usuário. Por fim, o sistema IoT baseado em ESP32 e que monitora as vagas através de sensores ultrassônicos, apresenta através de um aplicativo, se as vagas em estacionamentos estão disponíveis ou não e qual a localização destas.Item Espaços 4.0 e a educação maker: mapeamento do perfil do docente para atuar em cursos de qualificação tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10) Ferreira, Líllian Franciele Silva; Albuquerque, Cassiano Henrique de; Pereira, Renata Imaculada Soares; Cavalcante, Patrícia Smithcurta duração do projeto Espaço 4.0. O projeto Espaço 4.0 consiste em seis ambientes makers construídos em container customizado, equipados com impressoras 3D, computadores, drones, kits de Robótica Educacional e de Internet das Coisas, ferramentas e instrumentos; com foco na capacitação de jovens entre 15 e 29 anos da comunidade, em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. A formação maker realizada pelos instrutores consistiu em abordar conteúdos relacionados às metodologias ativas, cultura maker, recursos digitais, design thinking e prototipação. Os instrutores que participaram da formação em abril de 2022, iniciaram efetivamente as atividades relacionadas aos cursos a partir de maio de 2022. Metodologicamente, esta pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo, com foco na análise do questionário inicial aplicado aos professores que participaram da formação maker para os cursos que ocorreram simultaneamente nos Espaços 4.0 distribuídos em seis campi do Ifal. Os resultados iniciais apresentados mostram que a maioria dos instrutores possuem o grau de formação a nível de especialização e não possuem experiência em docência, sendo a prática pedagógica nos Espaços 4.0 o primeiro contato docente com alunos, numa experiência formal de educação. Os professores pesquisados tem o perfil relacionado a área tecnológica, porém, raramente já atuaram em projetos de inovação e tecnologia. Por fim, foram identificadas limitações relacionadas às Hard Skills dos instrutores, ao potencial de internalização dos pilares da cultura maker (criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade) e habilidades digitais com o manuseio das tecnologias inovadoras disponíveis nos Espaços 4.0, o que potencializa a importância de promover formações continuadas, pautadas nos aspectos maker, para auxiliar a atuação profissional nesses espaços inovadores.Item Inclusão tecnológica de estudantes com necessidades específicas: um relato de experiência em Espaços Maker do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023) Albuquerque, Cassiano Henrique de; Cavalcante, Patrícia Smith; Ferreira, Líllian Franciele Silva; Pereira, Renata Imaculada Soares; Almeida, Flávia Bartira Pedro da SilvaEste artigo tem como objetivo apresentar o relato de experiência do planejamento e execução de dois cursos (Modelagem e Impressão 3D e Internet das Coisas) realizados através de um projeto em ambientes maker do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de forma inclusiva, para contemplar estudantes com necessidades específicas. Os cursos foram realizados nos campi do Ifal das cidades de Arapiraca e São Miguel dos Campos em Alagoas, em janeiro e em março de 2023, com carga horária de 20h cada. Os resultados iniciais evidenciam a importância de se adequar as ofertas para esse público, bem como o impacto positivo dessas iniciativas na vida dos estudantes com deficiência, tanto visual, quanto auditivaItem Plataforma didática para ensino à distância de microcontroladores e internet das coisas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023) Pereira, Renata Imaculada Soares; Jucá, Sandro César Silveira; Silva, Jonathan Felipe daNenhum