Navegando por Autor "Peixoto, Stheffanie Louise Oliveira"
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Item Minecraft para o ensino da matemática na educação básica: mapeando dissertações e teses (2014-2023)(2024-12-09) Peixoto, Stheffanie Louise Oliveira; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Oliveira, Carloney Alves de; http://lattes.cnpq.br/9900433024242592; Melo , Enaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/1041528154664700O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral analisar o que se tem publicado em teses e dissertações no âmbito nacional acerca da utilização do Minecraft como artefato tecnológico no processo de aprendizagem da Matemática, com foco em alunos dos ensinos fundamental e médio, no período de 2014 a 2024. Os objetivos específicos são: mapear dissertações e teses que dialogam acerca da utilização do Minecraft na educação básica; identificar os conteúdos que foram trabalhados com o Minecraft no contexto de sala de aula; e verificar quais teorias de aprendizagem foram associadas nas dissertações e teses publicadas entre 2014 e 2023. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo mapeamento bibliográfico, com a seleção de teses e dissertações por meio das bases de dados do Banco de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As buscas, realizadas entre os dias 1º e 2 de outubro de 2024, utilizaram a string "Minecraft". Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para garantir que os trabalhos selecionados fossem pertinentes à Matemática, ao ensino básico e ao uso do Minecraft no contexto educacional. A seleção foi dividida em duas etapas: na primeira, aplicaram-se os critérios de exclusão com base nos títulos e resumos; na segunda, os textos completos foram analisados para verificar sua aderência ao escopo da pesquisa. As seis pesquisas analisadas, todas focadas no Ensino Fundamental 2, abordaram conteúdos relacionados à geometria e à proporcionalidade, apontando desafios como infraestrutura insuficiente, falta de domínio docente e limitações do modo criativo do jogo. Contudo, destacaram-se aspectos positivos, como a promoção de um ambiente colaborativo e o aumento do interesse dos alunos. Os resultados indicam que o Minecraft tem potencial para enriquecer o ensino da Matemática, desde que associado à formação continuada de professores e a práticas pedagógicas inovadoras.