Navegando por Autor "Paranhos, Cristiane Silva Costa"
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Item Letramentos e gírias na sala de aula de um colégio militar de Alagoas(2024-02-12) Paranhos, Cristiane Silva Costa; Lima, Josenice Claudia Moura de; http://lattes.cnpq.br/6932416698842297; Agra, Christiane Batiga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Silva, Poliana Pimentel; http://lattes.cnpq.br/0148660696988076A presente pesquisa objetiva investigar como se dá o uso das gírias que circulam nas redes sociais e no ambiente escolar, refletindo sobre como pode ser um recurso linguístico no processo de ensino aprendizagem da língua materna e instrumento de interação entre professor (a) e estudantes. No processo da pesquisa observamos que há uma preocupação da escola quanto ao uso da Norma Padrão da Língua e que isso promove certo desprezo por outras possibilidades de comunicação entre professores e estudantes. Diante do possível apagamento das variações linguísticas, essa postura favorece o preconceito linguístico limitando a aprendizagem apenas ao dito “padrão” desmerecendo as outras formas de linguagens como neste caso as gírias. Os aspectos teóricos tiveram por base autores que trazem conceitos importantes sobre Língua e Linguagem (BAKHTIN, 2016) e (VOLOCHINOV, 2021), Letramentos (KLEIMAN, 2006), (SIGNORINI, 2006), (SOUZA, 2011), (BATINGA AGRA, 2018) e (SILVA, 2016), pesquisa qualitativa (TRIVIÑOS, 1987) e (ANDRÉ, 1995), Vozes do Sul (MOITA LOPES, 2006), Gírias (PATRIOTA, 2009), dentre outros. O trabalho apresenta um estudo de caso realizado em um colégio militar de Maceió onde se observou uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental, com base em uma pesquisa qualitativa. Considerando esse contexto descrito, o presente estudo buscou analisar as gírias à luz da Linguística Aplicada e dos Letramentos, das redes sociais para o ambiente escolar, como podem contribuir no processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa, bem como na relação professora/estudantes. A partir desse estudo observamos não apenas a relevância do tema, mas também a transgressão dos estudantes ao usarem gírias na sala de aula.