Navegando por Autor "Oliveira, Thiago Santos de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Estudo do gerenciamento de projetos através da utilização da metodologia BIM: análises de projetos e as possíveis contribuições acadêmicas no curso de engenharia civil do campus Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-28) Oliveira, Thiago Santos de; Machado, Alexandre Cunha; http://lattes.cnpq.br/2428024851515021; Dantas, Vinicius; http://lattes.cnpq.br/6043085975649062; Limeira, Uziel Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2469128647529432A inserção do BIM, tanto no meio profissional, como no universo acadêmico, é um caminho necessário a ser trilhado. O mundo tem se modernizado e no setor da construção civil não será diferente. Cada vez mais as empresas buscam se adaptar as novas metodologias de trabalho e, para isso, necessitam de profissionais altamente capacitados. Diante disso, as Instituições de Ensino Superior (IES) tem um papel fundamental, pois é preciso que haja uma forma de integrar as disciplinas a fim de incluir o BIM no processo de ensino-aprendizagem para preparar esses alunos para trabalharem com os novos softwares e se adaptarem a mudança de fluxo de trabalho, que envolve a colaboração e a interoperabilidade. Entretanto, apesar dos inúmeros benefícios que a Modelagem da Informação da Construção oferece e a crescente necessidade de mão de obra qualificada, esse novo método ainda encontra algumas barreiras no seu processo de implantação. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo oferecer uma proposta de intervenção no processo de ensino-aprendizagem do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, através do uso da plataforma BIM. Ademais, tem-se como finalidade o estudo sobre a utilização dos softwares que utilizam a metodologia BIM, com o objetivo de buscar apresentar o potencial dessas ferramentas no desenvolvimento de projetos e gerenciamento de uma obra. Para isso, foram utilizados dois métodos: a elaboração de projetos para demonstrar o poder do Building Information Modeling e a análise da literatura e dos componentes curriculares através de um método que tem como o objetivo identificar disciplinas que possuam interface com essa nova metodologia.