Navegando por Autor "Neto, Aloisio Ribeiro Caminha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O debate da filosofia crítica da tecnologia no Ensino Médio Integrado Profissional através de uma sequência didática(2020) Neto, Aloisio Ribeiro Caminha; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; Castilho , Fábio Francisco de Almeida; Monteiro, Lorena Madruga; Melo, Beatriz Medeiros deA investigação desta pesquisa busca esclarecer de que maneira o conceito de tecnologia é percebido e representado por um grupo de estudantes do segundo ano, do curso de meio ambiente, do Ensino Médio Integrado Profissional, do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. O objetivo do trabalho é propor uma reflexão crítica do conceito de tecnologia articulada por uma sequência didática, visando relacionar a natureza das escolhas tecnológicas e suas consequências para o meio ambiente e para o bem estar coletivo nas sociedades contemporâneas. O referencial teórico estabelece um diálogo entre as reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o Ensino Médio Integrado e os conteúdos apresentados pela Filosofia Crítica da Tecnologia, buscando esclarecer as relações existentes entre Educação, Trabalho, Capital e Tecnologia. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa com perspectiva socialmente crítica, uma vez que sua intenção não é apenas uma melhoria curricular, mas promover a construção de um mundo mais justo e democrático a partir do estímulo a participação política nas escolhas tecnológicas. Ao final do trabalho, conclui-se que a filosofia crítica pode proporcionar uma educação mais humana, crítica, autônoma e libertadora.