Navegando por Autor "Melo, Rossana Rafaela Fonseca"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Dificuldades no ensino-aprendizagem de genética no segundo ano do ensino médio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-09-10) Neves, Claudevânia de Oliveira; Omena, Dilza Gomes de; http://lattes.cnpq.br/2268779399887511; Rodrigues, Christianne Sâmia Lins; http://lattes.cnpq.br/8877075016106381; Pedrosa , Vanessa Baptista; http://lattes.cnpq.br/6216247369540117A genética é caracterizada por ser uma ciência composta por termos abstratos e de difíceis terminologias, como conteúdo em sala de aula é muito temida. Diante disto, o objetivo é analisar as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos alunos no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de genética na segunda série do ensino médio. Trata-se de uma revisão integrativa, cuja o levantamento bibliográfico foi elaborado nas bases de dados pesquisadas na SCIELO, em artigos científicos, jornais, revistas, congressos, livros e no site da Biblioteca Virtual da Educação (Ministério da Educação), foram incluídos no estudo 10 bibliografias que contemplaram o objetivo desejado. Dos resultados dos dados analisados, estima-se que, o despreparo na formação dos professores, seja pela falta na busca do conhecimento científicas ou falha no processo de formação nas instituições de ensino superior, refletem claramente no déficit de ensino-aprendizado dos alunos em sala de aula. Conclui-se que é necessário rever e solucionar as falhas na formação dos professores, para que esses profissionais em sala de aula possam desenvolver metodologias que corroborem com a melhor forma de transmitir os saberes, facilitando o entendimento da genética, unindo teoria-prática com aulas dinâmicas e participativas.