Navegando por Autor "Lucas Duarte Soares Barbosa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Desenvolvimento do studyboat: um chatbot interativo para apoio em avaliações educacionais com foco em questões do ENEM(2024-07-12) Lucas Duarte Soares Barbosa; Moraes Júnior, Edison Camilo de; http://lattes.cnpq.br/8234380347792761; Soares , Elvys Alves; http://lattes.cnpq.br/6415531537733982; Medeiros, Flávio Mota; http://lattes.cnpq.br/1874496667181567O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foca no desenvolvimento e implementação do StudyBot, um chatbot interativo projetado para oferecer suporte personalizado aos estudantes durante sua preparação para avaliações educacionais. A aplicação foi desenvolvida utilizando os principais recursos do framework .NET e a linguagem C# (CSharp), estando disponível através da ferramenta de mensagem Telegram. A desigualdade no acesso à educação de qualidade é um problema persistente, e há uma necessidade crescente de ferramentas que possam oferecer suporte educacional personalizado e acessível. Este trabalho propõe o StudyBot como uma solução para apoiar os estudantes, proporcionando um meio acessível e eficiente de preparo para avaliações, utilizando tecnologias modernas e plataformas amplamente utilizadas. O StudyBot foi desenvolvido com o uso do framework .NET e da linguagem de programação C#. A escolha do Telegram como plataforma inicial se deu pela sua popularidade e facilidade de integração com chatbots. Além disso, considerou-se a futura inclusão de inteligência artificial no StudyBot e a expansão para outras plataformas de mensagens, como o WhatsApp. Os resultados iniciais demonstram que o StudyBot pode democratizar o acesso ao ensino de qualidade, ampliando o alcance e promovendo a aprendizagem personalizada. O estudo contribui para o avanço do conhecimento na área de tecnologias educacionais, oferecendo uma alternativa inovadora e eficaz para apoiar os estudantes em sua jornada acadêmica. As perspectivas futuras incluem a integração de inteligência artificial e a expansão para outras