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Navegando por Autor "Lima, Mayara Rysia de Assis"

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    Análise do monitoramento dos sinais motores da doença de Parkinson: uma revisão sistemática
    (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-31) Lima, Mayara Rysia de Assis; Medeiros, Leonardo Melo de; http://lattes.cnpq.br/1080593968001453; Costa, Breno Jacinto Duarte da; http://lattes.cnpq.br/7418697922506495; Passos, Frederico Salgueiro; http://lattes.cnpq.br/6590059682506348
    A Doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica degenerativa que causa uma desordem motora afetando as tarefas de rotina do indivíduo e desestabilizando a sua qualidade de vida. Os sinais motores mais notáveis compõem uma tétrade: rigidez, bradicinesia, alterações posturais e da marcha, e tremor de repouso. Dessa forma, o exame médico requer uma avaliação dos movimentos motores salientando a velocidade, a amplitude e o ritmo de cada movimento, a fim de monitorar os sintomas e aprimorar o diagnóstico clínico. Com o intuito de distinguir melhorias ou evoluções da DP, os métodos de avaliações motoras se tornam cada vez mais indispensáveis, e na literatura, é encontrado sistemas ou mecanismos de quantificação desses sintomas, sendo o mais recorrente, para os sinais da bradicinesia, auxiliados pelo teste de habilidade mais conhecido, o Finger-Tapping Test (FTT). Contudo, nenhum deles ainda consegue comprovar um diagnóstico definitivo, valendo-se portanto, da interpretação de um neurologista. Esta pesquisa, apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura(RSL) com artefatos acadêmicos produzidos, que demonstram dados relevantes sobre os movimentos motores e sua quantificação, usando em sua maioria, a escala MDS-UPDRS parte III como guia, a fim de extrair um conjunto de requisitos a ser desenvolvido em um sistema de monitoramento do avanço dos indícios motores do Parkinson, utilizando o teste de batida dos dedos (FTT) como técnica. Como resultado, a RSL objetivou identificar as técnicas e abordagens mais atuais que quantificam as avaliações motoras, além de, esclarecer se esses métodos demonstram interferência positiva no processo de avaliação com a técnica FTT.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

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