Navegando por Autor "Lima, Ana Carla Sacramento de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Leitura e escrita: o gênero crônica como intermédio para a concretização de leitores críticos no 7º ano da Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia(2021) Lima, Ana Carla Sacramento de; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Dias, Marcos Antônio de Araújo; Freitas, Adriano Souza de; Santos, WellingthonO presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa aplicada na Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia, com alunos do 7º ano do ensino fundamental. Assim, de acordo com a atual conjuntura ocasionada pelo Corona Vírus, a pesquisa foi realizada remotamente, por meio dos aplicativos WhatsApp e Google Meet. A importância desta pesquisa concretiza- se pela necessidade da prática de leitura e escrita, por meio do gênero textual crônica, visto que através do ato de ler é dada ao aluno a capacidade de desenvolver a oratória e a escrita. Dessa forma, utilizamos crônicas de Luís Fernando Veríssimo (2004) para trabalhar essa temática. Teoricamente, respaldamo-nos nas ideias de Marcuschi (2010), Geraldi (1997), Koch(2008), entre outros. Mediante aplicação de questionário de sondagem, percebemos a necessidade de uma intervenção com o intuito de promover o gosto pela leitura e escrita e, consequentemente, a criticidade dos discentes para interpretar e produzir textos. Logo, foi constatado que o gênero crônica serve como intermédio para a concretização de leitores críticos.