Navegando por Autor "Gama, Alesandra Santana da Silva"
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Item Práticas de multiletramentos no Ensino Fundamental II: processo de ensino-aprendizagem através do gênero entrevista(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-06-06) Gama, Alesandra Santana da Silva; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178; Agra, Cristiane Batinga; Santos, Damião Augusto de Farias; http://lattes.cnpq.br/0778906113024831A prática de leitura e de escrita são habilidades essenciais, para que os indivíduos possam conviver em sociedade e, dessa forma, possam exercer a sua cidadania. A escola, como instituição de ensino, tem a responsabilidade de letrar os estudantes e de ampliar as competências de saber ler e escrever, frente aos desafios da sociedade contemporânea e informatizada que a cada dia agrega novas formas de letramento e de socialização da informação. O ensino com texto pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem, principalmente se associado aos multiletramentos, pois os estudantes sempre demonstram muito interesse em atividades que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo promover práticas de multiletramentos através do processo de ensino-aprendizagem do gênero textual entrevista. O referencial teórico está representado pelos estudos de: (i) gênero textual (ANTUNES, 2005; MARCUSCHI, 2008), (iii) gênero entrevista (HOFFENAGEL, 2010) e (iii) tecnologias da informação e da comunicação e multiletramentos (BRAGA, 2015; ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA; 2015). Os procedimentos metodológicos de coleta e geração de dados utilizados foram: a realização do perfil da escola, do professor regente e dos sujeitos participantes da pesquisa, que são formados por uma turma de 8º ano do ensino fundamental com faixa etária entre 15 a 19 anos. Na coleta e geração dos dados, os pesquisadores realizaram as transcrições das entrevistas coletadas pelos estudantes objetos da pesquisa, e a realização de entrevista semiestruturada para análise da percepção dos alunos trabalhados. Como resultado, compreende-se que, ao aplicarem as entrevistas às pessoas de suas comunidades, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o tema e o contexto em que vivem.